[ editar artigo]

Matemática: Aplicada na Colorimetria Capilar

Matemática: Aplicada na Colorimetria Capilar

3 cores primárias:

  • azul
  • vermelho
  • amarelo

3 cores segundarias:

  • verde
  • violeta
  • cobre

9 alturas de cores naturais. 

5 reflexos universais:

  • acaju
  • vermelho
  • marrom
  • cobre
  • dourado 

Centenas de cores complementares que você poderá criar.

Se você se tornar um colorimetrista você vai saber fazer uso de outra ciência importante a favor da Colorimetria Capilar, de qual ciência eu falo? A matemática! Pois você tem um número considerável de clientes que desejam fazer uma bela transformação na cor do cabelo.

Para que atenda o desejo dessa cliente terá que retirar parte da cor existente e na sobra da cor que restou, adicionar uma nova cor artificial na quantidade suficiente para apagar a cor indesejada e fazer sobressair a cor de desejo.

Quer um exemplo?

Fundo de clareamento 9, quando você chegar no fundo de clareamento amarelo retirou muitas das cores primárias e restou só amarelo, sua cliente quer loiro platinado. Você terá que adicionar cor para reconstruir o fundo de clareamento para garantir a fixação da cor, apagar a cor indesejada e fazer sobrar cor para o tom platinado.

É nesse momento que pode usar a ciência da matemática em seu favor.

Por Cézar Pessoa Cunha

A palavra matemática tem origem grega μάθημα (mátema) que significa “ciência, conhecimento, ou aprendizado” e μαθηματικός (matematikós), significando “fundação do aprendizado”. A matemática “é a ciência das grandezas e formas no que elas têm de calculável e mensurável, isto é, que determina as grandezas uma pelas outras segundo as relações existentes entre elas”).

 
A matemática está presente em todos os segmentos da vida e em todas as tarefas executadas do nosso dia a dia, seja na compra de um simples pão como na aplicação de um grande investimento financeiro.  Assim, ao acordar, com o toque do celular iniciamos em contagem as horas utilizando o princípio da contagem do tempo, quando fazemos uma refeição utilizamos o conceito da proporção, e assim por diante.

A ciência da matemática facilita a vida do ser humano, pois tudo que acontece ao nosso redor está diretamente ligada à disciplina da matemática. Uns gostam menos outros mais, mas é fato estamos sendo direcionados pela matemática.

Podemos fazer uso da ciência da matemática, para resolver o caso citado acima. Para esse caso qual a quantidade de cores e que cor você aplica?

Fundo de clareamento 9 amarelo, sua cliente quer loiro platinado.

Faça a matemática da Colorimetria quero muito a sua resposta, participe por favor, quando dividimos conhecimento nos tornamos mais sábios!

Espero por você, por sua resposta.

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora Seguir

Elizete jardim , cabeleireira Consultora on-line,pecializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você