O que é um influencer❓
O cabeleireiro influencer nada mais é que um influenciador digital, um produtor de conteúdo. Ele é capaz de persuadir seus seguidores nas redes sociais.
No momento que o cabeleireiro cria conteúdo ele começa a gerar valor e influenciar o seu público. Ele pode usar o seu poder de influencer para patrocinar marcas, divulgar produtos e gerar renda com isso.
Hoje em dia, ser só um cabeleireiro apenas não basta! Já foi o tempo que o cabeleireiro ficava nos bastidores do salão.
Nos dias atuais, da era digital, o cabeleireiro também tem que ser um influencer, saber produzir conteúdo.
E ser um influencer é tão certo, quanto ser um empresário de sucesso. E isso me faz lembrar que todo empresário é uma empresa, e que toda empresa tem um marketing digital. Não sendo deferente com o cabeleireiro atual.
Vamos ver aqui algumas dicas para ser um cabeleireiro influencer digital:
- Para que você seja um influencer, você precisa definir o seu nicho, ou seja, o que você fez e para quem você quer entregar o seu conteúdo.
A escolha do seu nicho vai te ajudar sobre o que será o seu conteúdo e como você se comunicará com a sua audiência. E ainda facilitará para que você seja abordado por possíveis marcas.
- É muito importante criar conteúdo entendendo as dores do seu público (cliente).
- Atente- se em postar conteúdo que tenha mais relevância para seu público (cliente).
Assim eles realmente vão se interessar pelos os seus conteúdos e ter mais motivo para ter seguir.
- Produza conteúdo de qualidade fazendo uso das ferramentas que o próprio Instagram oferece.
O conteúdo de qualidade fideliza o seu público (cliente) pois agrega valor e soluciona a dor dele. Então, procure sempre oferecer conteúdo relevante para o seguidor e com isso ter mais engajamento.
- Seja consistente nas suas postagens
Saiba que ninguém cresce da noite para o dia!
- Crie um calendário editorial para que você defina previamente quais serão as suas postagens, o dia e o horário que você vai postar. Isso não só passa uma imagem de profissionalismo, como também é visto com bons olhos pelos algoritmos.
- Ao publicar seus posts conte sempre uma história sobre seu conteúdo, e termine sempre com uma pergunta isso gera mais engajamento.
- Interaja com o seu público.
Tenha um relacionamento para que seu público confie em você, mantenha um contato direto com eles. Nunca deixe de responder os comentários e o direct.
Assim que postar algo, continue por alguns minutinhos para que você já possa responder e interagir com eles. Responder por vídeo também gera mais uma conexão com seus seguidores.
- Fortaleça sua presença digital.
Estar presente nas redes digitais é tão importante quanto criar conteúdo pra ela. Faça lives, stories e enquetes, isso vai fazer com que você crie não só uma audiência, mais também verdadeiro fãs.
- Faça parcerias!
Promova lives com convidados diferentes, participe de grupos no telegram e no Facebook. Reposte conteúdo de um outro parceiro, marque com as hashtags # e com os @ os seus conteúdos com marcas que tem afinidade com o nicho. Com isso, você ganha mais seguidores e engajamento.
- Não tenha medo de aparecer!
Como diz um grande educador influencer digital Alejandro Valente: “Quem não é visto não é lembrando!" Então, apareça, mostre-se, poste seus conteúdos em todas as plataformas digitais: Instagram, Facebook, YouTube, Tiktok, Twitter, WhatsApp, blogs e quem sabe até um podcast.
- Descubra onde o seu público está.
Hoje a maior parte do público está nos canais digitais, eles estão postando, curtindo e comentando algo. Então, é nesses canais que você também tem que mostrar seu conteúdo.
- Seja criativo e original, tenha a sua própria autenticidade. Não saia atirando para todos os lados!
Lembre-se, se inspirar não é o mesmo que copiar!
Espero que tenha gostado desse conteúdo e que eu tenha conseguido te ajudar.
Muito obrigada!
Ana Paula Barboza
@anapaulab86@hotmaisl.com
Cabeleireira/colorimetrista