[ editar artigo]

Tricologia - 4 pilares da Calvície

Tricologia - 4 pilares da Calvície

4 Pilares da Calvície 

Vamos entender quais são as verdadeiras causas de queda de cabelo.

Quase todas as mulheres tem problema de queda de cabelo e muitas pessoas acham que isso é normal, mas não é. Não podemos pensar que a calvície é normal, pois ela pode estar relacionada a problema cardíacos e próstata.

Conforme diversos estudos por médicos tricologistas, existem 4 pilares que causam calvície:

  • Primeiro pilar - Hormonal 
  • Segundo pilar - nutricional 
  • Terceiro pilar - inflamação crônica 
  • Quarto pilar - Genética 

Hormonal é a parte mais importante.

Hoje em dia nós vemos que homens estão tendo um aumento de hormônios femininos e mulheres masculino e por que isso está acontecendo muitas vezes, filhos com menos cabelos que os pais, podemos citar aqui alimentação, carnes, leites que tem muito mais hormônios do que tinha há 50 anos atrás. Esses hormônios presentes nos alimentos acabam agindo como pro- hormonais.

Parte da alimentação principalmente em relação aos carboidratos todas as vezes que ingerimos batata frita ou fast food nós sofremos colapso hormonal que nosso corpo, que acaba produzindo hormônios masculinos.

Nutricional - Vitaminas A ,C, zinco, selênio vitamina B12 , vitamina D, cobre, ferro.

Muitas vezes é necessário verificar todas essas deficiências para obter resultados mais satisfatórios da nutrição do folículo capilar; mesmo as pessoas que comem bem ou são vegetarianas podem ter deficiência de vitamina. O estudo demonstrou (World Congress Hair Research) que há 50 anos atrás nós tínhamos o dobro de vitamina nas comidas e nos alimentos. Hoje em dia com a questão o elevado uso de agrotóxicos ou transgênicos tudo isso fez então com que os alimentos tivessem menos nutrientes.

Inflamação Crônica - Podemos citar inflamação crônica quando o corpo está sofrendo com problema de estresse, doenças auto imunes. A alimentação inadequada gera muita inflamação, que tem efeito direto no couro cabeludo e por isso que é muito comum as pessoas terem dores e sensibilidade e excesso de oleosidade.

Se você tem algum tipo de sensibilidade no couro cabeludo pode ter certeza que ele está inflamado.

Genética - Vamos quebrar o paradigma que calvície é genética, meu pai era careca, seu avô era careca e você também será porque é genética. 

Conforme estudo e comprovado que 20% da calvície é genética você poderá ter problema com calvície o outros 80% e parte ambiental em relação aos nutrientes.

A calvície tem uma herança poligênica, isso que dizer que não é somente um gene relacionado ao problema família. Lembrando que as vezes a calvície pode pular gerações, geralmente quando calvície vem de origem materna pode ser mais grave. 

Para finalizar, quero deixar claro que qualquer tipo de doença relacionada ao couro cabeludo, como queda de cabelo entre outros problemas, você pode procurar um médico tricologista, que examinará seu caso e te dará melhor diagnóstico.

Aula do Alejandro de tricologia ajudou bastante eu explorar melhor esse tema.

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Daiane Maria de Lima
Daiane Maria de Lima Seguir

Sou Daiane sou formada no curso de cabeleireiro pela L’OREAL também tenho formação em recursos humanos trabalhei 7anos em diversas empresas como analista de RH. Atualmente trabalho com cabelo na Irlanda . Adoro aprender coisas novas

Ler conteúdo completo
Indicados para você