[ editar artigo]

Técnicas de escurecimento

Técnicas de escurecimento

As técnicas de escurecimento é u  conhecimento importante para o cabeleireiro e cabeleireira que quer entregar resultado e agregar valor ao seu serviço de colorimetria. E por isso, resolvi escrever sobre esta tendência.

Os cabelos escuros tem ganhado cada vez mais espaço na cabeça das mulheres brasileiras. Castanhos acobreados, avermelhados, marrons e chocolates estão em alta. E algumas mulheres estão optando por escurecer os cabelos. Isso acontece porque os cabelos mais claros exigem mais gasto e cuidados.

Mas como sair do loiro e escurecer o cabelo, para que ele não fique sem brilho e opacidade? E por que é tão difícil a fixação da cor escolhida?

Algumas dicas são importantes na hora de se escurecer os cabelos.

O tão falado fundo de clareamento é o primeiro aspecto que devemos levar em consideração também no escurecimento, pois também devemos juntar as três cores primárias, para conseguirmos levar o cabelo para o natural e ter fixação de cor.

E o que seria juntar as 3 cores? Sabemos que o cabelo contém as cores primárias: amarelo, vermelho e azul. Assim, com a junção das 3, conseguimos levar para o tom natural.

 Este vídeo nos explica melhor a respeito das 3 cores primárias dentro do universo da colorimetria avançada.

Desta forma se quisermos escurecer um cabelo na altura de 9 (loiro muito claro), que seria um amarelo, e levarmos para o 6 (loiro escuro), devemos nos preocupar em colocar o azul e o vermelho que são as cores faltantes.

Sendo assim devemos aplicar a base 6.0 para a fixação, mais o 6.3 que também ajuda na fixação, mais o 6.1 que contém o azul e também o 6.4 que contém vermelho, isto em partes iguais, que levará o cabelo para o 6.0 natural. Esta forma de escurecimento é chamada combinação de reflexos.

No escurecimento temos também a opção de escurecer pela tabela de escurecimento, que é uma ferramenta que facilita nosso trabalho e usamos nos cabelos que estão na altura de 9 e 10.

Mas o que seria a tabela de escurecimento?

Esta tabela foi desenvolvida a partir de estudos e consiste em aplicar um tom a mais de desejo da cliente e um reflexo a mais, porém só funciona nas alturas de 9 e 10 e somente para cores mais quentes . 

Vamos de exemplo?

Se o desejo for um 7.4 (altura de 9 ou 10), deverá ser aplicado um 6.6 (loiro escuro vermelho), pois o 6 (base) desbota para o 7 e o .6 (vermelho) desbota para o cobre, assim conseguimos um 7.4 usando a tabela.

Outro ponto importante da tabela é que se aplicando um reflexo dourado, este também desbota, neste caso para o natural. Exemplo, se o desejo for um 5.0 natural, aplicamos o 4.3 , que o 4 desbotará para o 5 e o .3 (dourado) desbota para o natural. Sempre lembrando que esta tabela somente nos auxilia nas alturas que não contém vermelho no fundo de clareamento (alturas de 9 e 10).

Nas alturas onde temos vermelho presente no fundo de clareamento, como no 8, 7, 6, 5 ; não precisamos acrescentar o   .4 na mistura de reflexos, pois lembrando, devemos acrescentar somente a cor faltante, e nessas alturas o vermelho já está presente! Porém se quisermos escurecer do fundo de clareamento 8, para uma cor que seja mais escura como castanho escuro (3.0) podemos usar a coloração 3.0, mais uma grama de cada corretor (amarelo, vermelho e azul), desta forma também conseguimos uma cor fiel, sem reflexo de vermelho por se tratar de uma cor mais escura.

Temos sempre que lembrar também, que o cabelo escurecido precisa estar hidratado, pois se as cutículas estiverem eriçadas e o cabelo poroso, este não segura cor, e com as lavagens, o fundo de clareamento volta a ficar exposto, e o cabelo fica opaco e sem vida.

Saiba melhor como tratar os cabelos, entre neste link e fique por dentro.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Renata Dos Santos Rosa
Renata Dos Santos Rosa Seguir

Colorimetrista by Alejandro Valente

Ler conteúdo completo
Indicados para você