[ editar artigo]

Quais as causas para ter um cabelo poroso?

Quais as causas para ter um cabelo poroso?

Cabelo poroso é um problema para nós profissionais, pois não segura cor, não dá brilho e não nos dá condições para fazermos transformações. Uma vez que fizermos o diagnóstico de porosidade, devemos seguir com o tratamento o mas rápido possível, mas, o que pode causar um cabelo poroso? 

Pode ser por usar um shampoo de pH muito elevado, sabemos que nosso cabelo tem o pH de 4,5 há 5,5, sabemos que a nossa água tem o pH 7, que na escala, significa neutro, porém para o cabelo esse já é um pH alcalino que por sua vez é muito prejudicial à cutícula, fazendo com que esse fio se torne opaco e sem brilho.

Outra forma é a temperatura da água que por ser muito quente também altera o pH do fio, assim sendo, nos dias frios recomenda-se que comece a lavar os cabelos com água morna e finalize com água fria, isso porque quando o pH dos fios ficam elevados, ou seja, alcalino fica mais fácil que metais pesados como cloro e cobre se fixem no fio formando uma erosão e causando o que chamamos de radicais livres, além de usar aparelhos como chapinha, secador, baby lis e sem o uso de um protetor termo ativado, por isso para ter um cabelo saudável e brilhoso, aconselho usar bons produtos com pH baixo, usar água na temperatura ambiente e fazer sempre um tratamento indicado para o seu tipo de cabelo. Recomendo uma visita ao seu cabeleireiro uma  vez por mês ao menos, e o mais importante: Mais tratamento do que química.

Espero ter ajudado.

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você