[ editar artigo]

Por que nascem cabelos brancos?

Por que nascem cabelos brancos?

Essa é uma pergunta que, tanto homens quanto mulheres buscam respostas, por não aceitarem ou por estranharem o aparecimento desses fios sem cor.

Mas por que eles ficam brancos?

Alguns fatores ou hábitos fazem com que eles nasçam sem cor.

Vamos entender um pouco sobre essa mudança!

A cor do nosso cabelo é formada por células chamadas de melanócitos, que passam por células tronco, criando assim, a melanina (cor).

Com o passar do tempo, por volta dos 35 a 45 anos é comum nosso organismo deixar de produzir essas células, isso porque ocorre a morte dos melanócitos e assim os cabelos nascem sem cor.

Existem outros fatores responsáveis por essa mudança:

1- Deficiência de vitamina B12 - Essa vitamina é uma das principais responsáveis pela produção da melanina nos fios. Devemos consumi-las, pois o nosso organismo não produz vitaminas.

Doenças Patológicas como:

2 - VitiligoOcorre a destruição dos melanocitos, e eles passam a não existir.

3 - Alopecia Areata - Na área onde o cabelo cai, quando ele nasce, muitas vezes vem sem cor.  

4 - Albinismo - Neste caso existe o melanócito, mas ele não consegue produzir a cor. 

Outros fatores fazem com que ocorra o canície precoce como:

5 - Fator Genético - Vindo de pai, mãe, tios, avós ,favorece o aparecimento precoce da canície em jovens, até mesmo em crianças. A ciência revela que essa alteração ocorre devido a uma alteração no genes chamada IRF4, que é responsável por regular a produção  de melanina.

Tabagismo, alterações na tireoide, e questões externas como o estresse, poluição, exposição excessiva ao sol. Esses fatores elevam a produção de  radicais livres, comprometendo a produção da melanina. 

Segundo estudos feito em Harvard, o estresse contínuo e exagerado gera um processo inflamatório oxidativo que produz no organismo água oxigenada que danifica as células tronco (responsáveis pela formação  de cor), clareando a melanina.

Descobriu-se recentemente o fator migração dos melanócitos, que é quando o organismo entende que a pele tem prioridade na cor. Portanto, se ela sofrer algum dano e perder a cor, os melanócitos que iriam para o cabelo, que é  tecido morto, migram para a pele, que é  tecido vivo.

Agradeço sua atenção! Espero ter te ajudado com esse conteúdo!!😉

Um abraço!!🤗

 

 

 

 

 

 

  

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você