[ editar artigo]

Por que dos cabelos brancos (canície)?

Por que dos cabelos brancos (canície)?

Você já parou para pensar o porquê da canície, o porquê do branqueamento do fios?

O nosso cabelo é composto de duas célula principais  que são o melanócitos e o queratinócitos. Os melanócitos produzem melaninas, proteína responsável pela pigmentação da pele, pelos e do nosso cabelo. Queratinócitos produzem a queratina, responsável pela rigidez, elastisindade e resistência do nosso cabelo e também da pele.

Em um processo de fagocitose o melanócito encontra-se com o queratinócito na papila dérmica, onde ocorre a transferência dessa melanina para o queratinócitos que vai formar o córtex da fibra capilar, formando assim uma queratina com cor, que vai se enrijecer, se corneficar e ser expelido para a epiderme agora já em seu estado de cabelo.

Durante algum tempo acreditava-se que com o passar dos anos essa célula de melanócito envelhecia, deixava de fabricar a melanina, fazendo com que o cabelo ficasse branco. Hoje já sabemos que não é só a morte dos melanócito a causa da canície.

Pesquisa realizada na universidade de Harvard constatou que no bulbo capilar é produzido H202 peróxido de hidrogênio, água oxigenada. Não só no bulbo capilar, mas em diversos locais  do nosso corpo. E uma das funções do peróxido de hidrogênio é clarear. Em nosso organismo produzimos uma enzima chamada catalase que destrói esse oxidante. Com o passar do tempo vamos perdendo a habilidade de produzir essa enzima, então ocorre  um desequilíbrio e acontece um acúmulo maior desse radical livre H202 em nosso organismo, acontecendo assim o surgimento dos cabelos  brancos. Essa é uma das causa da canície, mas existem outros fatores que também estão ligados ao surgimento desses brancos. Vou citar alguns deles:

Fator genético: Os genes são ativados de acordo com do nosso pais. 

Fator alimentício: O nosso organismo não produz vitaminas, a falta de algumas vitaminas como do complexo B, B12 pode acelerar o surgimento desses cabelo brancos. Por isso é muito importante consultar o seu médico caso perceba a falta dessas vitaminas.

Doenças autoimunes: Exemplo alopecia areata, onde o corpo produz toxina  que destrói o folículo piloso e quando ele volta a nascer, na maioria das vezes voltam sem a cor.

Doenças hormonais como hipotireoidísmo, alterações dos hormônios T3 e T4. 

Bebidas alcóolicas, tabagismo aumentam a oxidação no organismo.

Fatores externos como poluição, raios solares, estresse comprometem a produção da melanina e contribuem para produção de radicais livres no organismo, podendo assim causar o surgimento dos cabelos brancos mais cedo.

É importante salientar que não existe uma fórmula mágica para combater o surgimento dos brancos. Em alguns caso pode ser revertido com a ajuda de um profissional médico. Mas procurar ter hábitos saudáveis, combater o estresse, ter uma dieta rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro. Evitar substâncias nocivas ao organismo, irá retardar o branqueamento dos fios antes do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Maria Cicera Braz da silva
Maria Cicera Braz da silva Seguir

Grata a Deus por tudo . Instagram ci.cerabraz Cicera braz

Ler conteúdo completo
Indicados para você