[ editar artigo]

Os aminoácidos e sua importância

Os aminoácidos e sua importância

Você sabe para que servem os aminoácidos e por que repor eles aos cabelos?

O cabelo em sua grande parte é composto de queratina, que é uma proteína e para formar essa proteína são necessários a junção de alguns aminoácidos, através de uma ligação peptídica, no caso da queratina temos uma ligação polipeptídica porque existe uma ligação de 20 aminoácidos

Esses aminoácidos são: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, isoleucina, histidina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, tirosina, valina e cada um desses tem sua função na produção da fibra capilar.

Quando passamos por alguns processos químicos como descoloração, coloração, fontes de calor como secador, piastra e até mesmo a ação dos raios UV nos fazem perder muitos desses aminoácidos presentes nos cabelos, então é de extrema importância repor esses aminoácidos, porque quando perdemos aminoácidos o cabelo se torna fraco, ficando quebradiço até mesmo ao pentear, sem vida e sem flexibilidade.

E como repor esses aminoácidos?

Passando ovo, abacate, babosa ou outras misturas no cabelo? Não!! As moléculas de aminoácidos presentes nesses alimentos são grandes e não conseguiriam penetrar pelas cutículas do cabelo e chegar ao córtex, sendo assim o cabelo terá apenas uma sensação ao toque porém por dentro estará fraco.

Tomando pílulas de vitaminas? Também não! As proteínas que ingerimos será muito efetivo e importante para a saúde do cabelo que ainda não nasceu; que ainda está no bulbo, porém esse que já está crescido são células mortas e necessitam de outros cuidados.

Essa reposição de aminoácidos se faz através das máscaras de reconstrução onde esses aminoácidos passam pelo processo de hidrólise, sendo essas moléculas fragmentadas em unidades menores para assim poderem chegar até o córtex do cabelo, deixando- o forte, com resistência, maciez, flexibilidade.

É sempre importante a leitura dos rótulos para saber se na máscara de reconstrução estão presente esses aminoácidos.

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você