[ editar artigo]

Oratória

Oratória

É a habilidade de falar em público de forma eloquente. Orar, discursar, ganhar a atenção é uma arte. Na verdade a oratória é o ato de convencer, influenciar, conectar pessoas as suas ideias, e isso fazemos todos os dias sem nem nos darmos conta a partir do momento que nos relacionamos com outras pessoas.

Apesar de parecer simples, para muitas pessoas falar em público é uma tarefa muito difícil. Os motivos são diversos como a timidez, medo, fobia, falha na dicção e etc. Mas, a oratória é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. E o profissional que consegue desenvolve-la de forma eficaz é capaz de persuadir e transmitir credibilidade aos seus ouvintes.
   
Algumas dicas de oratória:

 • Conheça seu público!

É importantíssimo saber quem são seus ouvintes, para que consiga adaptar o discurso a sua linguagem, ex: para um público adolescente, usa-se uma linguagem informal, despojada enquanto um grupo de empresário uma linguagem mais formal.

 • Conheça o assunto a ser abordado!

Ter conhecimento sobre o assunto a ser tratado é de extrema importância para ter uma boa oratória. Mesmo assim pode acontecer de ficar nervoso e até mesmo esquecer o que falar. Por isso a importância de um roteiro de apresentação com os principais tópicos a serem abordados. Isso te deixará mais tranquilo durante sua apresentação.

 • Contato visual!

Uma das dicas mais importantes para uma boa oratória é manter o contato visual com seu público, com isso você transmitirá confiança e conseguirá se conectar com o ouvinte. Mas não encare, o ideal é que seu olhar percorra pela plateia para que todos sintam-se incluídos.

 • Sintetize sua fala!

Evite discursos longos com muitos detalhes, o ideal é ser o mais objetivo possível e com muita clareza, a intenção é fazer com que os ouvintes entendam e se convençam do que está sendo falado.

 • Evite vícios de linguagem!

Os vícios de linguagem precisam ser evitados durante uma oratório, palavras como: Né, tá, ok, etc. Além de não agregar valor a sua oratória ainda dar a impressão de falta de confiança.

Uma boa apresentação é aquela que mesmo depois dos aplausos e as cortinas se fechem, os ouvintes reflitam e busquem aplicar em sua vida o que foi dito.

E você é um bom orador? Deixa aqui nos comentários a sua opinião de como  melhorar ainda mais.

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você