[ editar artigo]

Funções de cabelos e pelos

Funções de cabelos e pelos

Você sabe quais são as funções dos cabelos e dos pelos? Não? Então vem comigo, vamos entender a importância de cada um deles.

Os cabelos desenvolvem uma função muito importante para o ser humano em se tratando de estética, só quem está perdendo ou já perdeu os fios sabe bem o quanto é difícil a falta deles, é um processo de aceitação. Eu mesma estou passando por um eflúvio telógeno que está sendo muito difícil, apesar de saber que logo essa fase irá passar e que os fios voltarão a crescer, mesmo assim é bem dolorido.

Uma pessoa com o cabelo bonito e bem tratado passa a impressão de saúde, de que ela cuida bem dos cabelos e de fato isso é real. Os cabelos além de nos deixarem mais bonitos, com aspecto de saúde, tem a função de nos protegerem contra o frio, pois protegem nossa cabeça em dias frios e até mesmo nosso pescoço e costas para quem tem fios mais longos, por ser um isolante térmico.

Os cabelos também nos protegem contra o calor do secador e até mesmo contra o raios solares, os quais sabemos que são cancerígenos, olha o quanto é importante os nossos cabelos, claro que para aquelas pessoas que são calvas tem que ter um cuidado maior em relação ao sol, a haste capilar também nos ajudam em situações em que batemos a cabeça ou até mesmo quando somos atingidos por algum objeto, impedindo que a lesão seja maior.

Bom, dessa forma devemos então cuidar muito bem do nosso cabelo, incluindo alimentação saudável, ingestão de água, exercícios físicos e até mesmo levar uma vida mais leve, e claro procurando sempre um profissional especializado para realização de processos químicos, cortes e também caso apresente alguma alteração na haste ou  no couro cabeludo.

Agora vamos falar dos pelos, que estão presentes por todo o nosso corpo, eles também tem a função de nos protegerem, quanto a estética já não podemos dizer que são nosso aliado, porém há quem goste e defende, mas isso é assunto para um outro momento. 

Os pelos do nariz por exemplo nos protegem contra as impurezas existentes no ar, filtrando esse ar, assim respiramos um ar mais puro, as sobrancelhas   protegem nossos olhos do suor para que não escorra para dentro dos olhos causando ardência, assim também os cílios evitam o atrito direto com os nossos  olhos.

Os pelos dos braços e pernas nos auxiliam no tato, no sentir de algo quando somos tocados, já nas axilas eles evitam a fricção, o atrito entre uma parte e outra, assim como também nas áreas genitais, embora por uma questão de higiene e estética a maior parte da pessoas tem o hábito de removê-los. 

Para finalizar, os cabelos e pelos também servem como estudo pra indicar várias doenças e até mesmo exames de DNA. 

Foi um prazer compartilhar essas informações com você! Se você gostou desse conteúdo me siga nas redes sociais para mais informações.


Seila Silva 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Seila de Oliveira pereira silva
Seila de Oliveira pereira silva Seguir

Cabeleireira, colorimetrista! Atuando no ramo da beleza há 22 anos e agora como educadora e estagiando como tutora de apoio aqui na comunidade da beleza!

Ler conteúdo completo
Indicados para você