[ editar artigo]

Como clarear com cinza?

Como clarear com cinza?

Em todo meu tempo de trabalho, nunca tinha ouvido falar em clarear com cinza, mas sim, escurecer ou esfriar.

Teve um momento no meu tempo de estudo da Colorimetria Avançada que pensei:

- Como clarear com cinza?

Aprendi que quando queremos tons platinados, perolados, naturais e até mesmo os dourados eu conseguiria usar o cinza para clarear.

Realmente aprendi que o reflexo cinza contém (azul/verde) e nos fundos de clareamento possui vermelho, laranja e ainda resta o amarelo.

Quando estamos descolorindo, esse amarelo é a última cor a sair do cabelo e se a gente tentar descolorir para chegar a um branco, o cabelo quebra e cai.

Percebi num teste de mecha, que se juntarmos em nossa mistura o reflexo cinza no cabelo claro, irá clarear e direcionar um tom dourado.

Pensando na matemática da colorimetria, ao aplicarmos em nossa mistura a cor 8.1 , o (.1) cinza que possui azul e o azul do verde e que todo esse azul neutraliza o laranja existente no fundo de clareamento 8, o amarelo  contido no verde se juntará ao amarelo do 8 revelando um dourado e livre do laranja, mas ainda sobra um dourado.

E para conseguir um platinado na altura do 9?

Clarear com cinza e direcionar o reflexo!

Na altura do 9 adiciono em minha mistura 30 gramas de  9.1 (*empresa violeta) + meio cm de azul.  *Fundo de pigmento

E na altura do 8? 

Neste caso aplicamos 30 gramas da cor 8 .1 + 1 cm de azul , pois esse azul irá direcionar um reflexo para um platinado. (1 centímetro corresponde a 0,5 gramas)

Ao clarear com cinza irá esfriar o laranja, dando a possibilidade de dar um dourado a esse fio, mas se o desejo da cliente é obter um outro reflexo , podemos estar direcionando esse reflexo.

Vejamos outro exemplo:

No fundo de clareamento 7 (laranja), se aplicar a cor 7.1 nesse fundo de clareamento, vou obter  um louro médio dourado. Por quê? Porque o cinza (.1) contém  (azul/verde), então o azul neutraliza o laranja do fundo de clareamento obtido no cabelo e o verde que contém azul/amarelo, este amarelo se soma ao amarelo existente no laranja do fundo de clareamento desse cabelo, por isso ainda vamos obter o dourado.

A partir daí, observei que se eu aplicar nessa mistura o corretor azul , poderia esfriar mais o fundo de clareamento levando para o natural 7.0 (louro médio).

Com todo esse aprendizado percebi que precisamos ter cuidado com  o fundo de pigmento dessa coloração ou tonalizante, porque se for de empresa com fundo de pigmento violeta, irá resultar num louro médio dourado acobreado, O azul que temos no verde do cinza (.1) e o azul  que encontramos no corretor violeta (.2) irá neutralizar todo o laranja  que temos no fundo  de clareamento 7 (laranja) e nos resta o amarelo (.3)  que se encontra no verde do cinza (.1) e o vermelho que temos no (.2) violeta.

Então a quantidade de amarelo é bem superior  ao vermelho  e o deixa  diluído, nos dando como resultado 7.34.

Outro cuidado que precisamos ter quando aplicamos uma cor com cinza (.1) de fundo de pigmento azul e acrescentamos o corretor azul  no fundo de clareamento, pois corre o risco de chumbar esse cabelo.

Desde então vinha me perguntando: Por que somente o cinza não neutraliza o laranja?

Depois de muito trabalho, testes, observei que é preciso aplicar em nossa mistura a cor que está faltando nesse fundo de clareamento do cabelo, pois precisa das três cores primárias para obter uma neutralização, levando para o natural.

Ah! O cinza é uma cor complementar e não primária!

Sabendo da importância das cores primárias, pensei numa mistura de cores: Se eu tenho um laranja (vermelho com amarelo) e adiciono uma parte de azul, vou obter uma nova cor. Agora se eu levar essa cor a um fundo de clareamento, a situação muda, fica diferente. Exemplo: Se estou no fundo de clareamento 7  e na minha mistura  7.21 adicionar o corretor verde, azul e violeta, vou ter simplesmente um cinza na cumbuca, porque tenho muito cinza nessa mistura, então vem o cuidado de aplicar no cabelo.

Para apagar a cor indesejada do fundo de clareamento, temos que aplicar a cor faltante desse cabelo, pois assim estaremos neutralizando o resíduo do fundo de clareamento. 

Se pintarmos um tecido ou um quadro com tinta Acrilex ou guache, com a mistura delas consigo obter uma cor, como preto e branco = cinza , mas se tratando de cores na colorimetria capilar é muito diferente. 

Neutralização é algo significante, apagar uma cor indesejada e levando para o natural 1.0, 2.0, 3.0, ...

Encontramos na coloração as bases e quando queremos a cor natural , juntamos as cores primárias que temos no cabelo que é o natural.

Se eu trabalhar com coloração, vou observar que vou mexer  no fundo de clareamento, pois devo aplicar a cor que falta desse fundo do cabelo e a neutralização só consigo envolver no fundo de clareamento dos fios de cabelo.

É preciso analisar o que é mistura de cores, analisar em dois ângulos: mistura na cumbuca e a cor do cabelo.

Veja no vídeo do Alejandro Valente:

 

Tereza Althman

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você