[ editar artigo]

Como cobrir os cabelos brancos?

Como cobrir os cabelos brancos?

A cobertura de cabelos brancos é um assunto bastante importante para o universo do salão de beleza. Para muitos cabeleireiros, os cabelos brancos são um charme e também muito admirados por sua beleza natural.

É comum observarmos que os cabelos brancos são mais vistos na figura masculina, e que particularmente acho muito charmoso os cabelos grisalhos.

A palavra grisalho vem do francês gris, significa cinza.

Origem da imagem: flavorwire.com

Os cabelos brancos cada vez mais vem sendo usado, tanto pela melhor idade quanto para os jovens. Os cabelos brancos são forte tendência, atualmente, e na colorimetria conseguimos também deixar os cabelos brancos, platinados e acinzentados dependendo do desejo da cliente.

Porque os cabelos ficam brancos?

 

Existem duas células principais responsáveis pelo cabelo, os Melanócitos e os Queratinócitos.

Os Melanócitos fabricam a melanina, que é responsável por dar a cor ao cabelo.

Os Queratinócitos fabricam a queratina, uma proteína constituída por 19 aminoácidos. Assim, com o tempo, os Melanócitos, gradualmente, deixam de produzir a melanina, ocorrendo a sua morte.

Por muito tempo também, entendemos que por questões genéticas, alimentação ou alguns traumas, até mesmo remédios contínuos, devido à algum problema de saúde pode ocasionar também a morte dos Melanócitos.

Porém, pesquisas mais recentes realizadas por médicos na Universidade de Harvard, localizada em Cambridge, EUA, revelaram que o nosso cabelo produz peróxido (H2O2 - água oxigenada). E isso faz com que o cabelo seja oxidado e cresça sem a melanina, isto é, sem cor.

É importante saber por que os cabelos ficam brancos?

Sim, mas o mais importante para nós profissionais da beleza é saber como resolver a questão. Pois, nem todos gostam dos fios brancos e devemos ter conhecimento técnico para criar soluções diferentes.

Depois de passar essas informações sobre os cabelos brancos, vamos entender porque na maioria das vezes não conseguimos cobrir os cabelos brancos.

Entenda que não são receitas e sim técnicas de cobertura de brancos, que podem variar de um cliente para o outro, e que por períodos de testes e estudos foram comprovadas a eficácia.

Vou citar três técnicas simples que por falta de conhecimento não conseguimos obter o resultado desejado, deixando a cliente insatisfeita:

1) A primeira questão é cabelo sujo, isso mesmo, o excesso de oleosidade, de poeira, cremes sem enxágue, finalizadores em geral, tudo isso impede que a coloração penetre no fio, não tendo uma perfeita cobertura nos brancos.

O que fazer?

Antes da aplicação, lave o cabelo com shampoo de lavatório. Não esfregue o couro cabeludo. Limpe somente os fios capilares. Seque a raiz e aplique a coloração. Deixe agir conforme o tempo determinado pelo fabricante.

2) A segunda questão é a volumagem da OX, outro ponto importante e que temos que levar em conta.

Sabendo que os cabelos brancos contém mais camadas de cutículas e geralmente contém fios mais grossos e rígidos devido a quantidade de queratina, os cabelos brancos precisam de uma água oxigenada com um volume maior, tendo assim uma explosão maior de oxigênio para poder eriçar as cutículas, fixar no córtex e revelar a cor.

Para definir quando devemos usar uma OX mais alta existem algumas exceções. Quando há 100% de brancos para uma melhor cobertura, usamos OX de 30 volumes.

Em alguns casos temos 30%, 50%, 80% de brancos, nesta questão em especial, o que vai determinar a volumagem da OX são os cabelos naturais ao lado dos brancos.

Por exemplo:

Cabelo com 50% de brancos e 50% de naturais na altura de 4 (castanho natural), a cliente deseja igualar na mesma cor. Com os cabelos limpos e secos aplique 4.1+ 4.0 em partes iguais com OX de 20 volumes, terá uma boa cobertura de brancos e uniformizará a cor.

3) O uso do dourado. Por que isso?

Os cabelos brancos não contém mais melanina (célula responsável pela cor), e por esse motivo não existe o fundo de clareamento.

Sabemos que o fundo de clareamento é o resíduo da cor natural, os cabelos brancos, por não conter nenhum resíduo, não tem fundo de clareamento.

Quando descolorimos um cabelo, observamos que o mesmo passa por uma escala de cores vermelho, vermelho laranja, laranja, amarelo laranja e amarelo, assim sabemos que a cor amarelo é a última que sai do cabelo.

O amarelo representa o reflexo dourado na cartela de cores. Por isso, precisamos devolver esse pigmento aos cabelos brancos.

É importante ressaltar que aplicamos dourado somente nas alturas de 8,9 e 10 com 70% ou mais de cabelos brancos.

Por exemplo: para obter um tom 8.

Aplique 8.0+ 8.3+ 8.1 em partes iguais com OX de 30 volumes.

8.0 - Ajudará na fixação

8.3 - Devolverá o amarelo nos brancos

8.1 - Irá neutralizar o reflexo quente e direcionando para um tom natural.

Gostou dessas informações?

Deixe seus comentários e qualquer dúvida estarei a disposição para respondê-los.

"O Conhecimento Liberta".

 

 

 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você