[ editar artigo]

Células troncos e a formação do pelo

Células troncos e a formação do pelo

As células troncos são responsáveis pela origem de todas as outras células e tecidos do corpo humano. Estão localizados em diversos lugares do corpo e podem se transformar em qualquer outro tipo de células.

Células do cabelo e do folículo da pele, tanto da derme quanto na epiderme, são consideradas células troncos.

O pelo é uma estrutura queratinizado formada por três partes: a cutícula, o córtex e a medula.

A parte externa do fio é a cutícula, que é formada por várias chamadas de células sobrepostas sem pigmento. A cutícula é fundamental, pois protege a região do córtex.

A segunda camada é chamada de córtex, que são células com aspecto de fibras, a melanina é responsável pela cor do fio, proveniente de melanócitos localizados na papila dérmica.

Na parte interior do pelo encontramos a medula, formada  por várias células agrupadas lado a lado e contém porções de ar entre elas.

A parte externa do pelo chamamos de haste pilosa, que é o que vemos a olho nu "cabelo". O bulbo está na base do folículo piloso, que contém a matriz germinativas, isto é, responsável pelo crescimento do pelo.

O que é o pelo?

É uma extensão da pele, formado de um tecido que se desprende da camada superior da pele "Epiderme" e se transporta para camada mais profunda da pele "hipoderme" se prende e se transforma, assim criando o bulbo onde toda mágica acontece.

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você