[ editar artigo]

Características dos fios de cabelos

Características dos fios de cabelos

O folículo piloso é o único órgão que resulta da interação epitélio, o mesmo se inicia por volta do terceiro mês de formação do feto.

Os recém-nascidos, até o primeiro ano de vida têm o seu ciclo biológico dos cabelos inativado. Um exame de tricograma feito em recém-nascido mostrou que na região pariental 100% de cabelos podem estar na fase catágena, enquanto na região frontal da mesma criança havia 100% de cabelo télogeno. Isso explica por que o cabelo de criança recém-nascidas não cresce. Após o primeiro ano de  vida da criança os cabelos começam a se definir biologicamente, isto é 80% dos cabelos estarão na fase anágena e cerca de 20% na fase telógena, com poucos cabelos na fase catágena.

Densidade dos cabelos

Com a idade há uma diminuição da densidade dos fios e na duração da fase de crescimento do cabelo, ou seja a duração da fase anágena tende diminuir, logo há um aumento do número de telógeno, e finalmente o tamanho do folículo piloso diminui. Com esses três processos levam a uma maior queda de cabelos, um afinamento da haste e uma perda na quantidade dos fios do idoso. 

Existe numa mesma pessoa variação na quantidade de fios na fase telógena de acordo com a estação do ano. Existe uma demanda maior de queda de cabelos no fim do verão e começo do outono.

Se o fio em sua fase telógena for removido logo um novo fio anágeno começa a ser formado.

Portanto, o que define como serão nossos cabelos são os ciclo de vida, formado pelas fases anagéna, catágena e telógena, as quais se iniciam nos primeiros meses de vida, ainda no útero das nossos mães. 

 

 

 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você