[ editar artigo]

Cabelos Brancos (Canicie)

Cabelos Brancos (Canicie)

O cabelo contém melanina, que é responsável por sua cor, e isso varia de acordo com o tom de pele.

Quanto maior a quantidade de melanina na pele, maior também será no cabelo. Por isso pessoas de pele negra demoram mais tempo para terem cabelos brancos.

Geralmente os cabelos brancos acontecem entre os 30 a 40 anos, pode estar ligado a questões genéticas, maus hábitos como tabagismo, e algumas doenças também podem acelerar o processo do cabelo vir a se tornar branco.

   * Caucasianos - Entre 35 á 45 anos

   * Orientais - Entre 45 á 55 anos

   * Negros - Geralmente após os 55 anos

Os fatores genéticos são mais determinantes, pessoas cujo os pais tenham cabelos brancos é mais provável que venham a ter, outra curiosidade é que geralmente começa com a mesma idade em que os pais começaram.

Com a fase do envelhecimento do organismo, há uma diminuição na produção da melanina, o melanócito trabalha cada vez menos, até que perde de vez sua função e aí surgem os cabelos brancos.

FATORES QUE CONTRIBUEM

GENÉTICA - Alterações no gene IRF4, esse gene é responsável por regular a produção de melanina.

DEFICIT NUTRICIONAL - Falta de ingestão de vitaminas, nosso corpo não produz vitaminas, precisamos consumir através de dietas alimentares, principalmente a vitamina B12.

PATOLOGIAS - Alopecia areata; quando os fios começam a surgir novamente na maioria das vezes surgem brancos. Vitiligo; no local onde é afetado pelo vitiligo o melanócito morre, fazendo com que os cabelos tornem-se brancos.

TABAGISMO - Fumantes tendem a ter cabelos brancos mais cedo.

ALTERAÇÕES NA TIREOIDE - A tireoide controla os hormônios T3 e T4, e quando há a deficiência por parte da tireoide pode acelerar o processo dos cabelos brancos.

FATORES EXTERNOS - Poluição, exposição excessiva a raios solares podem elevar a produção de radicais livres, contribuindo para o surgimento dos cabelos brancos.

ESTRESSE - Diversos estudos concluíram que o estresse contribui diretamente para o surgimento dos cabelos brancos, o estresse resulta na produção excessiva de radicais livres no organismo, pessoas cujo o estresse é intenso e contínuo acaba produzindo no organismo o PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO, isso mesmo o nosso corpo produz água oxigenada, e ela acaba removendo a melanina do fio, resultando no cabelo branco.

 

 

 

 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você