[ editar artigo]

Alisamentos alcalinos - Hidróxidos

Alisamentos alcalinos - Hidróxidos

Até meados dos anos 90, os alisamentos alcalinos eram os mais utilizados pelos profissionais nos salões de beleza. Na busca por um produto que alisasse os fios, eles estavam em primeiro lugar, pois não havia nenhum outro produto no mercado que fosse capaz de desestruturar a fibra capilar, desligando as pontes e dando um novo formato aos fios, que de crespos ou cacheados passasse para os lisos.

Vamos lá!

Vou te falar um pouco sobre como esse produto age nos fios, fazendo a transformação. 

O pH do nosso cabelo está entre 4,5 a 5,5. Foi desenvolvido em laboratório os hidróxidos com um pH bem mais alto, que estão entre 10 a 13, para serem capazes de penetrar os fios, rompendo as pontes de hidrogênio, as pontes salinas, as pontes dissulfeto e assim fazer a modificação lá no córtex, dando um novo formato aos fios. 

Citarei aqui os alisamentos alcalinos a base de hidróxidos. 

Guanidina: Esse é composto pelo Carbonato de Cálcio (massa) + o hidróxido de guanidia (líquido ativador), ambos são misturados na preparação  para aplicação, ele também acompanha um shampoo que contém na sua fórmula o sequestrante de metais, que evita que seja deixado resíduos do produto nos fios.

Hidróxido de Sódio: Ele é a base de Soda Cáustica, tem alto poder de alisamento, age de forma rápida e deve ser usado em cabelos resistentes.

Hidróxido de Lítio: Esse é  entre os hidróxidos, o mais suave, sua ação é mais lenta, e é indicado para cabelos finos e bem crespos.

Hidróxido de Potássio: É a base de Soda, tem ação  rápida, promove um alisamento eficaz, exige agilidade no processo de aplicação para evitar danos ao fio.

Esses alisamentos alcalinos devem serem aplicados por profissionais capacitados para que seja evitados danos aos fios e couro cabeludo.

Devemos estar atentos para a necessidade de cada tipo de cabelo, mediante um minucioso teste de mecha que irá nos direcionar para a escolha do produto adequado.

Esses alisamentos não são compatíveis com produtos a base de amônia. 

Mesmo com o surgimento das escovas ácidas, esses produtos permanecem no mercado da beleza, e são muito utilizados pelos profissionais com conhecimento da composição química deles.

Alisamentos alcalinos é a melhor opção para a saúde dos fios e das nossas clientes. 

Espero ter te ajudado com esse conteúdo!😉

Um abraço!!

 

 

 

 

Curso de Colorimetria

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você