Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe o que é ciclo cromático ou estrela de Oswald?

Você sabe o que é ciclo cromático ou estrela de Oswald?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
jan. 4 - 4 min de leitura
0200

Estrela de Oswald acredito que você saiba o que é.

Qual é a maneira fácil para se entender a estrela de Oswald? Isso talvez seja algo que queira saber, pois entender esse ciclo cromático é muito importante, ali se encontra uma enorme quantidade de informações valiosas.

Aprendi com alguém que a estudou e sabe tudo sobre ela, o professor Alejandro Valente.

A primeira coisa  que precisa saber é que a estrela de Oswald te ajuda muito a entregar os resultados de cor que deseja para suas clientes.

Quando você olhar a estrela de Oswald verá que ali estão as três cores primárias que temos no cabelo, o azul, vermelho e amarelo.

A presença dessas cores te leva para uma incrível aula de matemática das cores, te direciona para a mais complexa ao mesmo tempo simples explicação ao entendimento que faz todo sentido.

Para que você não precise ficar vendo o tempo todo a foto da estrela de Oswald para saber qual cor vai usar, você pode seguir um método de entendimento. Por exemplo, se o seu desejo como resultado é entregar uma cor natural, quando uma cliente chega com o cabelo em dois ou mais tons de cores com raiz já crescida, cor cosmética meio e ponta. Você precisa se lembrar que aprendeu na estrela de Oswald sobre neutralização, saberá que terá que juntar as três cores primárias.

Você expõe o fundo de clareamento onde tem cor cosmética. Você observa qual cor de resíduo de cores está no cabelo. Após isso verá quantas das três cores primárias estão presentes e qual está faltando para você conseguir fazer a neutralização e entregar exatamente a cor de desejo a sua cliente. Exemplo: Se ao fazer a limpeza de cor o cabelo apresentar vermelho laranja, então sabe que o fundo de clareamento se encontra em altura de 6 e que tem duas das cores primárias, vermelho e amarelo. Isso por que se misturar vermelho e amarelo terá laranja, então nesse caso a cor faltante e o azul.

Tenha bem em mente que entendendo a estrela de Oswald, entenderá como fazer a neutralização.

Vamos relembrar:

Na estrela de Oswald se encontram as três cores primárias, quando se juntam as três no mesmo momento e na quantidade exata de cor, você consegue a neutralização, isso indica que você conseguiu entregar a cor natural, a cor base da cartela. E quando você colore um cabelo tem que lembrar que você diluiu partes de uma dessas cores, o que significa que embora não veja, você abriu fundo de clareamento, deixando resíduos de cores primárias, tendo assim que fazer o processo de neutralização.

O mesmo tem que ser feito em uma descoloração. Mas como?

Observe qual cor de reflexo você vê, se for vermelho quer dizer que não tem a presença de duas das cores primárias, então qual cor falta? O amarelo e azul, então terá que adicionar o verde que é a junção do amarelo com azul. Ao adicionar essas cores faltantes conseguirá então a neutralização.

Vemos também na estrela de Oswald cores secundárias, que é a junção das cores primárias. 

Com as cores secundárias  se cria os reflexos.

Deus criou as cores naturais que é maravilhoso e o homem fez bom uso disso e criou os reflexos que nos dão a possibilidade de criar outras cores lindas. Isso se dá quando você adiciona em sua cor base o reflexo como exemplo: 7.44, que é uma cor bem diferente da cor base 7.0, não é mesmo?

Conclusão: Se você entender bem a estrela de Oswald você poderá criar a cor que quiser.

Aqui será sempre bem informado bons estudos.

 

Elizete Souza Costa Jardim


Denunciar publicação
    0200

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.