Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe criar cores usando a matemática da colorimetria corretamente?

Você sabe criar cores usando a matemática da colorimetria  corretamente?
Perpetua da Conceição Viana granado
Apr. 27 - 2 min read
0130

A matemática está em todos os aspectos da colorimetria, está inclusa desde a escolha do desejo da cliente até as misturas dos produtos.

Para produzir a cor correta devemos usar a matemática corretamente para que a cor produzida seja o que realmente você deseja, para ter o resultado satisfatório ao desejo da cliente, não tendo surpresas ao ver a cor revelada na fibra capilar. Diante disso devemos, precisamos conhecer o método correto ao misturarmos as cores durante a produção. E se aplicarmos a técnica correta,  poderemos criar cores que faltam no estoque e evitar gastos desnecessários,  além de contribuir não só no caso de não ter a cor pronta, como também de ter um estoque em demasia, exigindo espaço e investimento desnecessário, ou ainda deixar de atender por não ter esse conhecimento tão importante que ajuda e muito no dia a dia no salão. E o que é pior, fazer a mistura de forma incorreta tendo surpresa na hora de colorir ou tonalizar o fio.

A técnica mais conhecida é feita somando duas cores iguais em altura de tom muito diferente e dividido por dois, para assim obter o resultado, porém devido terem concentração de pigmentos diferentes e por serem altura muito distante uma da outra, essa matemática não funciona.

Vejamos:

Exemplo: 5 + 9  = 14

14/2 = 7

O correto para ser realmente eficaz é necessário adicionar um tom mais escuro e outro mais claro que o tom desejado, sendo ambos com o mesmo reflexo ou só natural se assim desejar.

Exemplo: Se o desejo é um 7.1, ao misturar 6.1 + 8.1 = 7.1. Assim teremos produzido o tom corretamente conforme o desejo.

Agora se o desejo for o natural 7.0 deverá adicionar o 6.0 + 8.0 = 14/2 =7

Percebeu que sempre será um tom mais escuro e outro mais claro ao de desejo? Porém, muitos ignoram e continuam fazendo misturas incorretas como misturar  o 5.0 + 6.0 ou 4.1 + 8.1 dessa forma não funciona.

Espero ter contribuindo com o seu conhecimento, faça o teste em mechas testes para ter segurança na hora da execução no salão.

 

 


Report publication
    0130

    Recomended for you