Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe como chega todos os nutrientes no nosso cabelo?

Você sabe como chega todos os nutrientes no nosso cabelo?
Tatiana de Fatima Ferreira Vaz
Oct. 7 - 2 min read
0870

Você sabe como chegam todos os nutrientes no nosso cabelo? Não sabe? Então leia este artigo!

O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).

Plasma sanguíneo - É uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas.

Anatomia e fisiologia capilar

Os cabelos são fibras naturais formadas em uma estrutura localizada na derme, chamada de folículo piloso.

O que é o Folículo Piloso?

É a estrutura que dá origem ao pelo, gerando as células que irão formar o pelo, sendo responsável por seu desenvolvimento e crescimento, faz parte da unidade pilossebácea que compreende, além dele, as glândulas sebáceas, responsáveis pela lubrificação dos fios de cabelo e também do couro cabeludo.

Na base do folículo piloso, encontramos o bulbo capilar, a porção mais profunda e espessa, ou raiz do cabelo, onde encontramos as células matrizes e a papila responsável pela nutrição do bulbo e reprodução das células matrizes. É por meio do bulbo que os aminoácidos e vitaminas levadas pelos vasos sanguíneos nutrem as células matrizes para o seu perfeito desenvolvimento, fazendo com que os cabelos cresçam.

Após a reprodução celular, essas novas células passam por um processo de queratinização, onde perdem seu núcleo e seu líquido intercelular, fazendo com que se tornem rígidas e compactas passando sua estrutura a se organizar formando a proteína queratina.

Para que possamos ter um desenvolvimento celular perfeito e um crescimento dos cabelos normal, precisamos que toda esta estrutura, o folículo piloso, esteja funcionando perfeitamente e que todos os nutrientes estejam chegando até as células matrizes através da corrente sanguínea. Qualquer alteração na alimentação, ou uso de medicamentos, alterações hormonais ou fatores psíquicos podem causar uma alteração na reprodução celular e com isso prejudicar a produção do fio de cabelo.


Report publication
    0870

    Recomended for you