Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você conhece o Oswald da Estrela?

Você conhece o Oswald da Estrela?
Osvaldo Morroni
May. 29 - 4 min read
0480

Me peguei pensando, conheço a Estrela de Oswald, mas não conheço muito sobre o Oswald, então resolvi escrever esse artigo e através de pesquisas decidi compartilhar com você profissional da cor, ou seja, Colorimetrista, Colorista e Cabeleireiro ou quem mais se interessar. 

Quem foi Friedrich Wilhelm Ostwald?

Isso mesmo Ostwald, com "t" entre o "s" e o "w" mas ficou conhecido dessa forma Oswald, sem o "t".

 Friedrich Ostwald foi um químico e filósofo alemão, nascido na cidade de Riga, Letônia, em 2 de setembro de 1853 e faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 3 de abril de 1932.

Ele foi considerado o pai da físico- química, recebeu o Nobel de Química de 1909, por seu trabalho sobre catálise. Também desenvolveu um processo de fabricação de ácido nítrico por oxidação do amoníaco.

Ao final após sua aposentadoria, ficou fascinado e criou a teoria das cores e dedicou-se a este estudo e sobre a percepção de harmonias.

É autor do livro The Colour Primer de 1916.

Em 1905, conheceu Albert Munsell nos EUA e ambos tentaram elaborar um sistema baseado na percepção e equalização das diferentes cores.

Sistema de cores de Munsell é um sistema de ordenamento de cores perceptualmente uniformes que possibilitam um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos e que permite especificar uma determinada cor através de três dimensões. Foi criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX e é usado ainda hoje na área de engenharia elétrica (cores de painéis elétricos), engenharia ambiental, Arqueologia, Antropologia, Agronomia e Pedologia.

É possível dizer que Ostwald tentou construir um sistema perceptual de cores utilizando métodos não empíricos, ou seja, não tinha nenhuma experiência ou testes feitos sobre o assunto ou que se baseava em fatos vividos e sem se embasar em métodos científicos.

A teoria das cores de Ostwald pode ser resumida como a mistura universal, ao invés de utilizar os três parâmetros que Munsell utilizou, ele selecionou três grupos diferentes de cores considerando:

  • Conteúdo de Cor
  • Conteúdo de Branco
  • Conteúdo de Preto

Para iniciar sua pesquisa, Ostwald estudou o espectro de Newton e notou que não estava completo, pois as cores em faixa não mostram a combinação da cor azul com a cor vermelha. Por isto, Ostwald separou as cores cromáticas e acromáticas. 

Organizou as acromáticas em uma escala de cinzas ao longo de uma linha com oito graduações.


As cores plenas foram organizadas em círculo completo baseado no sistema de Hering.

Começa com quatro cores básicas, amarelo no norte, vermelho no leste, azul no sul e verde no oeste.

Entre cada cor plena foram acrescentadas mais uma cor, sendo, laranja entre amarelo e vermelho, violeta entre vermelho e marinho, turquesa entre marinho e verde, verde-folha entre verde e amarelo.

Com essas oito cores, Ostwald construiu 24 tonalidades ao longo do círculo.

Partindo das cores plenas, ele construiu as cores claras e escuras perceptualmente distantes do branco e do preto, respectivamente. Quanto mais afastadas das cores plenas, mais sujas eram as cores.

Cada cor suja pode ser definida pela mistura de uma tonalidade com cinza originado do preto e do branco.

A análise feita por Ostwald sobre as harmonias das cores teve o objetivo de entender porque algumas combinações de cores eram agradáveis (harmônicas) e outras desagradáveis.

As cores quentes e as cores frias se definem claramente em suas posições e efeitos considerados como neutralização onde as frias neutralizam as cores quentes tornando as marrom ou seja naturais.

Para identificar as harmonias, ele definiu uma lei onde a harmonia é igual a ordem.

Após estes estudos, Ostwald propôs uma visão sem círculo, em formato de estrela, de modo que, poderia-se observar todas as combinações do espectro de luz.

A estrela de Ostwald que conhecemos atualmente é originária da estrela abaixo.

Ele, também, introduziu o termo “full colour” que na tradução livre podemos chamar de “Cor Pura”.

Pesquisas como essas precisam fazer parte de nosso conhecimento.

Nos vemos no próximo artigo.

 
Bibliografia:

Artigo publicado por Eliana Giaretta.

No site: http://elianagiaretta.com.br/para-tudo-encontramos-o-tal-da-estrela-de-oswald/

Sócia proprietária da Academia Brasileira de Micropigmentação, escola com metodologia de ensino Européia para formação de técnicos com excelência em micropigmentação. Representante comercial da Electrik Ink e desenvolvedora das cores para a marca e autora do livro "Dermopigmentação - Arte e Responsabilidade"

E também:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Ostwald

https://www.gdch.de/fileadmin/downloads/GDCh/historische_staetten/ostwald.pdf

 

 


Report publication
    0480

    Recomended for you