Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Visagismo ll - Rosto Sanguíneo

Visagismo ll - Rosto Sanguíneo
Glaucineia Alves Pinheiro Cani
ago. 10 - 2 min de leitura
050

Identificar a personalidade de uma pessoa usando sua aparência física não é algo novo. Isso existe há milhares de anos.

É tão antigo quanto a tentativa e classificar a personalidade. Mas, devido à complexidade da personalidade humana e a falta de substância nas teorias com evidências colhidas cientificamente, todas as teorias e sistemas provam controvérsias.

No entanto, parece que há realmente uma correlação entre a aparência de uma pessoa e sua personalidade. Tanto que, como já foi visto, o sistema de classificação das cores das pessoas em tipos quentes e tipos frios surgiu da observação de Johannes Itten de que as pessoas geralmente pintam com as cores que correspondem ao seu tipo físico.

Os gregos da antiguidade foram os primeiros a fazer uma classificação da personalidade das pessoas, e essa classificação é usada por muitos psicólogos atualmente, sobretudo os que trabalham com a antroposofia. Eles identificaram quatro tipos básicos de temperamento, relacionados aos quatros elementos básicos

  • Sanguíneo (AR)
  • Colérico (FOGO)
  • Melancólico (TERRA)
  • Fleumático (ÁGUA)

Norbert Glas diz, em seu livro, quais são as relações entre os temperamentos e a aparência física. Ele diz que o formato do rosto e de suas partes, além da postura e do andar, indicam a personalidade e o temperamento das pessoas. Embora sejam interessantes, essas classificações esbarram na complexidade da personalidade humana e nunca foram objeto de um estudo científico.

Todos que trabalham com algum sistema de classificação de personalidade ou temperamento dizem que as pessoas são uma mistura de diversos tipos, mas que geralmente um tipo é predominante.

Não é de muita importância aprofundar-se nesse tipo de estudo no visagismo, porém é interessante notar que, no sistema Hipócrates, os tipos sanguíneo e colérico são emocionais, enquanto os tipos melancólico e fleumático são controlados, ou intelectuais.

TIPO SANGUÍNEO

O tipo sanguíneo é basicamente extrovertido, comunicativo, alegre e cheio de vida. É  do ar. A característica física mais importante é o nariz grande, porque precisa de ar. O  formato do rosto é geralmente oval, losango ou hexágono com laterais retas verticais. Ao andar, pisa na parte da frente do pé, portanto parece flutuar. O cabelo é castanho, castanho claro ou loiro, mas não muito claro.

A cor do sanguíneo é amarelo, portanto é do grupo de quentes, relacionado aos tipos primavera.

 

 

 


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.