Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Visagismo

Visagismo
Glaucineia Alves Pinheiro Cani
Aug. 3 - 3 min read
080

Vamos entender um pouquinho sobre a personalidade no VISAGISMO.

O QUE VOCÊ DESEJA EXPRESSAR COM A SUA IMAGEM?

O visagismo gera em torno dessa pergunta, porque o visagismo trata-se do rosto, que é a sede da identidade do indivíduo. Se o rosto é o que o envolve o cabelo, a maquiagem e os pelos faciais - não expressam a identidade da pessoa ou expressam uma identidade diferente, essa pessoa terá problemas de relacionamento com os outros e consigo mesma.

Responder a essa pergunta básica do visagismo não é fácil, porque nela está embutida outra, ainda mais complexa: "QUEM É VOCÊ" sem a resposta, o profissional não consegue direcionar seu trabalho nem criar um estilo para seu cliente, afinal o estilo de uma pessoa tende expressar sua personalidade, seus princípios, suas crenças e sua posição social.

A tarefa de criar um estilo precisa da ajuda de profissionais. Os profissionais, por sua vez precisam de um método para elaborar o estilo de uma imagem pessoal. É disso que trata o visagismo na sua concepção mais ampla e rica.

O visagismo é, na verdade, um conceito que exige aprender técnicas novas, adquirir novos saberes e mudar procedimentos.

A arte do visagismo é do HAIR STYLIST, é uma arte aplicada, ou seja, ele atende as necessidades do clientes, ao contrário da arte do pintor, que não tem essa característica e que precisa agradar ao artista e refletir seu pensamento.

Isso não quer dizer que o visagismo seja uma arte menor. No atendimento de seus clientes, porém, o profissional não pode impor um estilo próprio, porque senão estará  expressando suas aparências e sua estética por meio das imagens que deveriam atender as necessidades dos clientes.

O visagismo só pode pensar em expressar quando está montando uma apresentação . Todas as pessoas veem o visagismo como mais uma técnica, quando, na realidade, trata-se de um novo conceito de trabalho - uma arte - que descartas fórmulas e padronizações

O visagismo exige procedimentos totalmente novos na maneira de atender o cliente. Em primeiro lugar, a prestação de uma consultoria; sem a consultoria, não há condições de estabelecer uma intenção para um trabalho.

Isso significa reservar mais tempo do que é de costume para atender e conversar com o cliente.

No visagismo é preciso pensar em cada pessoa como um individuo único.

Ela não é um cliente qualquer, em que se pode aplicar um estilo qualquer, nem é o que faz, nem é um médico, nem um engenheiro, ou uma secretária. O que a distingue das outras e a faz ser única não é a profissão, mas suas características pessoais, sua personalidade, seu estilo de vida, seus sonhos e seus desafios. Enxergar de verdade as pessoas e interagir aproveitosamente  com elas, requer uma mudança de atitude.

Teremos mais conteúdo!

Neia Cani

 

 

 


Report publication
    080

    Recomended for you