Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tudo que você precisa saber sobre curvatura de cachos

Tudo que você precisa saber sobre curvatura de cachos
Bruno Ribeiro Embaixador da Beleza
Apr. 7 - 4 min read
0130

Ondulados, cachos abertos, fechados, crespos ou crespíssimos. Estas são as nomenclaturas mais famosas e usadas para definir os tipos de cachos, só que assim como existem vários tipos de cachos, existem vários tipos de fios, e tipos de elasticidade, curvatura, definições e vamos conhecer um pouco delas no artigo de hoje.

A curvatura é a verdadeira forma do fio de cabelo, e como muitas das cacheadas já usaram ou estão saindo de procedimentos químicos, a grande maioria tem dúvidas ou não sabem identificar seu cabelo cacheado, é importante saber qual sua curvatura e cabelo, pois esta informação ajuda na hora de escolher o tratamento ideal e o tipo de ativo que deve ser usado para deixar os cachos macios, hidratados e definidos.

Vamos lá, começar!

Curvaturas tipo 2:

São curvaturas tipo ondas, muita das vezes até confundidas com frizz ou cabelos rebeldes, a maioria das mulheres que tem essa curvatura acabam submetendo seus cabelos a procedimentos químicos de alisamento, porém com o creme de pentear e tratamento capilar ideal, essas ondas costumam ficar definidas e dar aspecto de leveza e movimento aos fios.

2a: Fáceis de desembaraçar, possuem uma estrutura similar à do cabelo liso, pouco propenso ao frizz, ondulado apenas nas pontas.

2b: Ondulam bem próximo da raiz, porém não chegam a ter a estrutura da raiz ondulada.

2c: Esse tipo de cabelo confunde muita gente, já que é muito parecido com os de tipo 3, a diferença está no volume e densidade das ondas que esses cabelos formam, bem mais espessas e um pouquinho mais fechadas.

Curvaturas tipo 3:

São as curvaturas tipo S, esse tipo de curvatura pode ser mais aberto, ou mais fechado, mas sempre vão ter o chamado efeito “mola”.

3a: Cachos mais abertos e com volume, geralmente confundidos com o tipo 2b, porém a diferença é que este tipo de cacho tem um maior fator de encolhimento.

3b: Cachos extremamente definidos e padrão, este tipo de cachinhos é o sonho de toda cacheada, pois eles dão a ideia de cachos sempre prontos e recém-saídos do babyliss, sua característica são de cachos fechados, e com bastante volume.

3c: Quase parecidos com os tipos 4, os cachos tipo 3c, são menos definidos, e embaraçam-se como maior facilidade, este tipo de cabelo não sofre tanto com o fator encolhimento, tendo o seu quadro estável tanto molhado com seco, por não ter um volume bem distribuído, necessitas muitas vezes de corte específico em camadas, esse tipo de cabelo se adapta muito bem as técnicas de day after.

Curvaturas tipo 4:

Crespos e crespíssimos, a partir deste tipo de curvatura, o cabelo pode não apresentar mais cachos e ter o fio em formato de Z, com muito volume e maciez extrema, esses cabelos são verdadeiras obras de arte se forem bem cuidados, necessitam de mais quantidade de produtos para serem cuidados, geralmente sofrem com o ressecamento, porém se dão muito bem com óleos essenciais e manteigas vegetais, uma dica é sempre usar óleos nas pontas, pois devido a densidade dessa curvatura, geralmente a oleosidade natural do fio não chega até a ponta, sendo assim um cabelo misto.

4a: Parecidos com o tipo 3c, esse tipo de cabelo apesar de ser encaixado na categoria crespo, ainda apresenta cachos, é extremamente volumoso.

4b: Volume predomina e a característica maciez e curvatura em Z começa a se fazer presente por inteiro.

4c: São os chamados crespíssimos ou “black power” esse tipo de cabelo não forma cacho, é extremamente macio e volumoso.

Lembrando que do tipo 3 ao 4, a escala de lavagem, hidratação e umectação do fio varia entre espaço de tempo, muitas vezes sendo duas a três vezes por semana, esses dois tipos de cabelos também são os mais adeptos da técnica do “day after” dia seguinte pós lavagem.


Report publication
    0130

    Recomended for you