Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tricologia

Tricologia
Graça Saraiva
jan. 14 - 2 min de leitura
0170


A tricologia é a ciência que estuda o cabelo, pelos e couro cabeludo. Seu início se deu em 1902 na Inglaterra e tinha como objetivo criar soluções para  problemas relacionados a cabelo como por exemplo calvície.

Ao receber uma cliente e percebermos alguma inflamação, coceira ou vermelhidão devemos alertar a cliente a procurar um profissional médico, o tricologista pode identificar se o problema é causado por fungos ou outras doenças e indicar o melhor tratamento. Nós cabeleireiros não podemos indicar receitas e tratamento de qualquer natureza, essa postura pode trazer prejuízos irreversíveis. Nós profissionais da beleza trabalhamos com transformação química, embelezamento e tratamento de fio de cabelos.

O fio do cabelo e composto de cutícula, córtex e medula. A cutícula é a proteção do córtex e a medula a parte mais interna, sendo que nem todos os cabelos tem medula, não se sabe o porquê. As transformações químicas acontecem no córtex, assim como o formato, a estrutura, a elasticidade e a cor. As cutículas são feitas de queratina e ceramidas, que se agrupam e quando alinhadas refletem luz e quando eriçadas ficam opacas, sem brilho.

A pele e o cabelo são formados por queratina, sendo que a pele é queratina viva e o cabelo queratina morta. A queratina do cabelo e do pelo é rígida e dura, diferente da queratina da pele. No desenvolvimento do cabelo temos o bulbo capilar aonde se concentra os queratinocitos, melanocitos e a papila e nessa parte que encontramos as proteínas e a irrigação sanguínea, tudo começa acontecer na camada mais profunda, na hipoderme, que passa pela derme chegando na epiderme, transformando-se em cabelo.

O tricologista é um profissional importante para nós auxiliarmos no diagnóstico precoce de problemas que não estamos aptos a resolver.

Graça saraiva

            






Denunciar publicação
    0170

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.