Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tricologia

Tricologia
Rosidalva de Araujo
Jun. 21 - 2 min read
020

Do grego Thricos (cabelo) e logos/ "elogiar " (estudo). Originou- se na Inglaterra em 1902, seu entendimento e estudo vem da função de solucionar várias problemas capilares. Há um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos dos cabelos.

A tricologia é o ramo da medicina científica dos pelos e cabelos. Seus seguidores são profissionais ligados a está ciência (químicos, biólogos, cosmetologia, farmacêuticos, nutricionistas, bioquímicos, dermatologistas, médicos e até mesmo os terapeutas capilares, colorimetristas, cabeleireiros e esteticistas com níveis avançados de estudos). Pesquisas recentes revelam uma crescente integração nas áreas da saúde e da estética. 

Foi através do estudo da tricologia que descobrimos o DNA, nosso "Código Genético". A importância desse estudo nos leva a entender um pouco sobre a estrutura, malefícios, benéficos e vantagens. 

Saber tricologia nos ajuda a testar nossos conhecimentos e descobrirmos novas formas, produtos e equipamentos para trata- los, ou até mesmo para doutrina- los da nossa maneira.

A IMPORTÂNCIA DOS CABELOS

Os cabelos têm um papel importante nos aspectos emocionais e comportamentais nas comunidades humanas. A estética é muito valorizada, apesar de não apresentar importância maior para a sobrevivência do indivíduo. Os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas, os aspectos dos cabelos assinalam diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atendem a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos. Compondo a moldura do rosto, os cabelos  sinalizam formas de encarar a vida, muitas vezes importantes mudanças do comportamento pessoal.

Cortar, pentear, colorir de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade ou mesmo criar um marco de ponto de partida para uma "nova vida". Contribuindo para a imagem clássica ou  radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder na característica mais marcante e variável  dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.

FUNÇÕES DOS PELOS E CABELOS

Os cabelos não servem só como um aliado estético, dando forma e valorizando o rosto, serve como um isolante térmico, evitando as altas temperaturas no crânio e protegem a cabeça das radiações solares, protegem da abrasão mecânica, evitando choques diretos de objetos em nossa cabeça. 

Em outra parte do corpo desempenham funções fisiológicas, como filtrar o ar que respiramos, protegem os olhos de substâncias estranhas e melhoram sensibilidade tátil.

Pode também ser um indicativo importante de diversas doenças, pois quando se manifestam também alteram sua estrutura em formatos diversificados.

 

 


Report publication
    020

    Recomended for you