Existem muitos tratamentos no mercado hoje como para loiras, morenas, cacheadas, para cabelos lisos, coloridos, máscaras matizadoras, enfim, que os ajudam, e muitas vezes nos atrapalham porque acabam nos confundindo.
E ainda temos que enfrentar alguns mitos que nos apresentam. Muitas vezes nos dizem que progressivas, selagem, botox e outros procedimentos a quente para alinhar os fios e reduzir volume são tratamentos, quando na verdade não é essa função deles.
Mesmo que tenhamos a impressão de que o fio está tratado, essa não é sua função e ainda dificulta o cabelo de absorver os ativos dos verdadeiros tratamentos.
Bem como as máscaras matizadoras e que nos são apresentadas como tratamentos, quando a função é depósito de pigmento para reavivar a cor.
Então, o que trata de fato?
São 4 os tipos de tratamentos que realmente cumprem a sua função, são eles:
Hidratação: contém ativos que devolvem água e outros nutrientes. Dá ao cabelo emoliência, maciez. Destina-se a todos os tipos de cabelo.
Nutrição: repõe lipídeos (gorduras) que compõe o fio. Dá ao cabelo sedosidade e brilho. Destina-se para cabelos cacheados, descoloridos e alisados.
Reconstrução: devolução da massa, dos aminoácidos que compõem a queratina formadora do fio de cabelo. Dá ao cabelo firmeza, devolvendo estrutura para que não quebre. Destina - se para cabelos com mechas (descoloração), alisamentos e coloração, onde há uma transformação.
Cauterização: usada como reconstrutor, porém com o auxílio do calor da prancha para selar, estancar e assim potencializar a ação do tratamento.
Então, para entregar o melhor tratamento devemos observar o histórico do cabelo, se é natural ou se tem química e qual tipo.
Espero ter ajudado, boa leitura.
Cabeleireira colorimetrista especializada em cortes pela pivotpont Brasil. Atuo na área da beleza a mais de 12 anos .