Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Trabalho em equipe

Trabalho em equipe
Maria do Socorro​dos Santos
out. 29 - 5 min de leitura
050


 

 

Qual é a importância do trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe é essencial para quem deseja alcançar resultados efetivos, pois uma equipe unida alcança seus objetivos mais rápidos e ganha tempo para aplicar em outras tarefas, também importantes. Assim, a importância de trabalhar em equipe é engajar as pessoas em um mesmo propósito e objetivo, para entregar em tempo hábil seu produto ou serviço com a qualidade desejada pelo cliente.

O simples fato de formar um grupo, com o intuito de trabalharem juntos, dividindo tarefas, não significa que formamos uma equipe e, tão pouco, que teremos sucesso, pois devemos levar em consideração as características de cada um dos participantes. Os indivíduos diferem em atitudes, comportamentos, opiniões, emoções e desejos. Eles têm ideias próprias quanto ao certo ou errado e muitas vezes o que está correto para um não reflete a opinião do grupo. Outros, por sua vez, têm dificuldades para sair do antigo formato de trabalho, o individualista, forma muito utilizada pelos profissionais cabeleireiros, prática que atualmente está caindo em desuso, graças à melhoria do acesso a informações.


A capacidade de trabalhar em equipe é uma habilidade fundamental para atuar em grupo, ouvindo, respeitando a opinião dos participantes, compartilhando conhecimento, administrando nossos conflitos e os dos colegas de equipe, da qual fazemos parte. Ser humilde para aprender com nossos colaboradores, ouvir antes de falar, ser amigo, ter comprometimento para cumprir as metas a serem alcançadas pela equipe, são características essenciais. Ademais, capacitar cada membro do grupo é de suma importância para que a atuação em conjunto seja plena.

Dessa forma, combinando os talentos dos indivíduos é possível alcançar resultados mais eficazes, uma vez que o resultado final do processo nunca será atingido, por apenas um membro e sim pela equipe, e o erro de um torna-se de todos, em razão do grau de responsabilidade na execução de cada tarefa. Quando trabalhamos sincronizados em equipe os resultados são alcançados mais rápido do que seria no trabalho individual, pois o conhecimento de todos os envolvidos no grupo, compartilhado com a troca de ideias contribui para a melhoria do resultado final e os integrantes aprendem uns com os outros.

Após trabalhar muitos anos como funcionária e colaboradora, em um salão de beleza, percebi a necessidade de formar uma equipe, devido ao grande número de clientes que me procuravam e, infelizmente, eu já não conseguia dispensar a mesma atenção e carinho que elas estavam habituadas. Senti também, tanto quanto elas, um declínio na qualidade dos serviços prestados, pois não sobrava tempo para reciclar meu aprendizado ou mesmo cuidar da minha saúde. Inúmeras vezes, fui obrigada a atender clientes no domingo devido a grande demanda, e por trabalhar sozinha, não conseguia atender todas no sábado. Conclusão, por estar sobrecarregada, fiquei doente e fui obrigada a interromper minha atividades laborais. Durante o período que fiquei em casa, resolvi ler e pesquisar sobre como poderia atender aquela quantidade de pessoas maravilhosas, para quem meu trabalho e presença eram tão importantes, com a mesma qualidade de sempre. 

Naquela época entendi que precisava, definitivamente, montar uma equipe com a qual eu pudesse dividir o trabalho e para isso, eu tive que montar um salão. Hoje, após 30 anos de muito trabalho, em equipe, faço parte de um grupo engajado, que busca manter a qualidade dos serviços e produtos oferecidos e, apesar das várias crises econômicas pela quais passamos no país, continuamos no mercado. Uma equipe precisa estar sempre unida e ter os mesmos objetivos, ou seja, entregar serviços e produtos com qualidade, além de estar continuamente atenta a satisfação e a autoestima de cada cliente e assim ter condições de oferecer o serviço adequado ao momento.

 

“Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir.                            Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar do                              outro.”
                                                                                                                                 Augusto Cury
 


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.