Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como usar o estudo da tricologia na profissão cabeleireiro?

Como usar o estudo da tricologia na  profissão cabeleireiro?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Dec. 23 - 3 min read
070

Vivemos na era do cabeleireiro especialista, isso é muito bom, só que junto com isso vem mais responsabilidade e comprometimento .

Está muito em alta em nossa profissão a terapia capilar, temos de entender qual é nosso limite de atuação como cabeleireiro.

Tricologia é o estudo da formação do cabelo e pelos em sua estrutura química e quais problemas impedem seu desenvolvimento, e problemas de queda.

A tricologia abrange diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.

Cabelo não é só o que o nosso o olho consegue enxergar, a parte externa ,mas desde a sua formação por divisão de células, esse estudo ou formação profissional atinge três campos de profissionais: cabeleireiro, biomédico e farmacêutico, e também médico com formação em medicina.

Como cada um atua?

Cabeleireiro tricologista entende de fólico, estrutura do fio com os elementos químicos e físicos, porque acontece queda de cabelo, a importância das vitaminas. Ele pode atuar em atendimento com laser, aromaterapia, sobre  a importância das vitaminas, porque é no fio do cabelo tanto externo como interno que atuamos para transformação, pois atuamos no cabelo com procedimento alcalino ou ácido e também oleoso e isso  pode desequilibrar a colônia de micro organismos do couro cabeludo.

Farmacêutico e biomedico tricologista (faculdade de 4 anos), é permitido fazer botox, e atuar com injetável.

Médico tricologista pode fazer transplante de cabelo, receitar e pedir exames para controle de tireoide para o controle de hormônios, porque tanto o excesso como a falta do hormônio pode levar a queda de cabelo.

É importante manter em ordem a microbiota, a colônia de micro organismos que temos no corpo inteiro, eles ajudam no metabolismo do corpo e quando há desequilíbrio (disbioso), provoca micro- inflamação.

O que desequilibra a microbiota? Estresse, falta de exercícios, má alimentação, toxina.

Por isso é muito importante cuidar dos órgãos que ajudam a desintoxicar, sistema respiratório, suor, fígado, rim e o intestino.

Se o organismo não absorver os nutrientes irá causar mau funcionamento das enzimas digestiva (não produzirá enzimas digestivas adequadamente), causa mau desenvolvimento do cabelo e o problema está no mau funcionamento de alguma enzima, doença celíaca (alergia ao glúten que impede a pessoa de absorção dos nutrientes). Para se ter uma ideia tem um exame que é feito para analisar as fezes do paciente, depois da coletas de três dias de fezes dá para analisar onde está o mau funcionando. Exemplo, se for encontrado pedaços  de cenoura, indica amebíase, responsável pela digestão da cenoura que está em falta, tem gordura em excesso, pode ter deficiência de bile e tem tecido conjuntivo, peticiona responsável pela acidez do estômago. Pedaços de carne é problema de prótese produzido no pâncreas.

É preciso corrigir os problemas de absorção de vitaminas e nutrientes.

Glutamina e glicina fecham a permeabilidade intestinal (barreira de proteção que mantém o intestino fechado), que deixam passar resto de alimentos que o sistema imunológico entende que é corpo estranho. 

Curiosidade: Exame para intolerância alimentar pelo teste de cabelo. É interessante porque o cabelo consegue armazenar informações por até 3 meses ou mais, o que permite analisar melhor a saúde do corpo.

E você, é ou pensa em ser um cabeleireiro tricologista?

Até breve em nosso próximo encontro.

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1fzzkvc8dz765&utm_content=2kg6an8

 


Report publication
    070

    Recomended for you