[ editar artigo]

Tonalizar - Como escolher a técnica certa?

Tonalizar - Como escolher a técnica certa?

Quando acessamos as redes sociais vemos cabelos loiros glamorosos em efeito de mechas que os tornam charmosos e cobiçados, junto com toda essa exposição vem o desejo de saber como foi feito.

Uma coisa é fato: A técnica correta na hora da tonalizaçāo é um dos processos mais importantes para um resultado magnífico.

Mediante a pergunta com dúvidas de colegas cabeleireiros, quero deixar neste POST como escolher a técnica certa na hora de tonalizar as mechas.

Ao fazer a escolha da cor para a tonalizaçāo você deve observar bem, e ter certeza qual fundo de clareamento o cabelo se encontra.

Outro passo importante é saber quanto de resíduo de cor há no fundo de clareamento, assim saberá qual cor será aplicada.

Sabemos que as cores mais usadas para esfriar a cor dos loiros são: cinza, azul e violeta. No entanto, quanto de cor irá precisar de uma ou duas, ou até três dessas dependerá de quanto e qual resíduo de cor você quer apagar ou suavizar. É importante saber que as marcas de colorações já produzem seus produtos pensando nesses fatores, as posições dos números nas nomenclaturas já te indicam quanto de cada cor tem o produto.

Exemplo: 

9.13, 50 % base 30 % reflexo cinza 20% de reflexo dourado

10.11, 50 % de base 50% de cinza

9.1 ,70% de base 30 % de cinza

9.01 ,80 % de base 20% de reflexo cinza.

Lembrando que o cálculo da escolha da cor tem que neutralizar o fundo de clareamento e direcionar a cor para o reflexo desejado.

Qual marca de tonalizante irá usar?

Fica a sua escolha mediante o conhecimento de quanto de cor tem o produto que a marca que trabalha oferece.

Eu vou compartilhar com você dicas que embora simples, fazem a diferença no resultado.

Antes do processo de tonalização surgiu uma dúvida da qual recebi uma pergunta: Água morna ou fria? Qual é o melhor para lavar as mechas para retirar o pó descolorante?

Vamos lembrar que precisamos das cutículas do cabelo eriçadas (abertas) para que os  pigmentos penetrem no cabelo e se fixem, para isso a água morna é essencial para manter as cutículas abertas enquanto a água fria fecha as cutículas.

Não que seja uma regra, mas se for possível para você, dê preferência a tonalizantes que a mistura seja em 1/2 na indicação da quantidade de oxidante. Mistura mais homogênea ajuda na aplicação para o produto não se concentrar em determinado ponto do cabelo e criar manchas.

Foi um prazer dividir o que sei com você. Qualquer dúvida pode perguntar, se quiser sugerir um tema para artigo fique a vontade.

Fique a vontade para escrever seu próprio artigo e dividir sua experiência profissional, será um prazer aprender com você.

Nos veremos sempre por aqui no Educadores da Beleza!

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora Seguir

Elizete jardim , cabeleireira Consultora on-line,pecializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você