Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tonalizante x Coloração

Tonalizante x Coloração
Agda Vanessa
Aug. 12 - 4 min read
0110

Hoje vamos conversar sobre esses dois produtos muito usados no nosso dia a dia nos salões. Vamos entender as principais diferenças entre eles.

Vamos começar com os tonalizantes!

Os tonalizantes contém o mesmo pigmento que uma coloração permanente e esses são chamados de corantes oxidativos. O que diferencia o tonalizante da coloração é que os tonalizantes tem em sua composição algo chamado de etanolamina, dietanolamina e trietanolamina, todo tonalizante deve conter em sua composição um desses componentes. A composição que mais se usa nos tonalizantes é a etanolamina.

Mas o que são essas substâncias?

Perceba que todos eles terminam com "amina", isso quer dizer que são derivados da amônia, que contém na coloração permanente, chamado de hidróxido de amônio. Existe uma concentração de amônia nesses componentes de um tonalizante, porém essa amônia é diluída em uma composição chamada de óxido de etano, a etanolamina é diluída 1 vez, a dietanolamina é diluída 2 vezes e a trietanolamina é diluída 3 vezes pelo óxido etano.

Entendendo esse raciocínio chegamos a conclusão que um tonalizante não tem poder para clarear um cabelo por causa da composição que é diluída.

E qual realmente é a função do tonalizante?

Os tonalizantes tem a função de reavivar uma cor cosmética que já esteja no cabelo ou também reavivar a cor natural do cabelo. Ele também pode ser usado para tonalizar as mechas de um cabelo descolorido, sua função nesse processo será de depósito de pigmento, entendendo que o cabelo descolorido já está com as cutículas abertas por causa da descoloração, assim o tonalizante penetra no córtex como uma coloração permanente mas sem agredir os fios. Podemos também fazer o uso do tonalizante para escurecer o cabelo.

Fazer o uso do tonalizante ao se tonalizar as mechas é muito recomendado e seguro, pois não irá desbotar, pois o tonalizante não tem o poder de clarear o cabelo e seu uso deve ser feito com um oxidante de 10 volumes ou ate menor 8, 6 ou 5 volumes. O tonalizante também é o mais indicado em clientes que tem algum tipo de alergia por colorações permanentes.

Coloração

Também chamada de coloração permanente, as colorações tem em sua composição o hidróxido de amônio, esse agente alcalino que em contato com o oxidante causa a abertura da cutícula do cabelo fazendo com que tenha uma transformação e mude cor natural do cabelo através dos pigmentos da coloração.

A diferença entre o tonalizante e a coloração é o hidróxido de amônio que a coloração contém, é exatamente por isso que a coloração nos permite clarear o cabelo, mas para clarear um cabelo com coloração ele precisa ser um cabelo natural (que nunca foi colorido).

Mas o que determina quantos tons esse cabelo vai clarear com a coloração? Será a cor da coloração? Será o tempo em que ela permanece agindo no cabelo? O que vai determinar quantos tons o cabelo vai clarear com uma coloração é o volume do oxidante que está sendo utilizado na mistura, se é de 20 volumes, 30 ou 40 volumes. Lembrando que 20 volumes irá clarear 2 tons, 30 volumes 3 tons e 40 volumes 4 tons, isso pode mudar conforme a espessura do cabelo, se o fio é fino ou grosso. Quanto ao tempo que a coloração ficará agindo no cabelo, é preciso verificar o que o fabricante da coloração determina, geralmente esse tempo esta entre 30 a 40 minutos. 

É muito importante saber que quando for utilizar uma coloração para tonalizar um cabelo após o processo de mechas é preciso usar um oxidante inferior a 10 volumes, na proporção 1 por 2, ou seja, 1 medida de coloração para 2 de oxidante, para que não tenha o desbotamento da cor natural do cabelo, por isso sempre orientamos nesses casos o uso do tonalizante para fazer uma tonalização.


Report publication
    0110

    Recomended for you