Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você sabe usar tonalizante?

Você sabe usar tonalizante?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Oct. 19 - 3 min read
0230

Tonalizante foi desenvolvido para fazer mudanças de reflexos e não de transformação de cores de cabelo.

Isso se dá porque o tonalizante não tem hidróxido de amônio para criar reação química que leve a oxidação até o córtex, onde ficam os pigmentos naturais do cabelo.

Tonalizante tem como substância química alcalinizante ethanolamine, que é capaz de gerar reação química de colorir as camadas mais externas das cutículas, sua reação química em conjunto com oxidante permite que a cor gerada pelo corante oxidativo do tonalizante pigmente apenas as cutículas, que quando naturais são transparentes, por isso a cor aplicada tem que ser na mesma altura da cor base do cabelo, apenas sendo possível mudar a cor de reflexo.

Quando o cabelo é descolorido também é possível direcionar o reflexo com o uso do tonalizante, visto que o produto vai ser aplicado direto no fundo de clareamento, não precisando fazer mudanças de altura e de fundo de clareamento.

Seu uso também é indicado no processo de escurecimento por se tratar de depósito de pigmento sem a necessidade de fazer transformação de cor no córtex, nos pigmentos naturais do cabelo.

Matemática da Colorimetria no tonalizante

Será feita a matemática de cor quando o produto for aplicado onde já existe cor cosmética no cabelo ou resíduos de cores naturais, fundo de clareamento.

Exemplo: O cabelo foi descolorido até o fundo de clareamento 9 e o desejo de cor é o pérola , é preciso entender que a cor do fundo de clareamento se soma com a cor aplicada, por isso o reflexo violeta precisa estar em maior quantidade para formar o tom pérola (9.21, 9.89, 9.1 + 9.2).

Quando o tonalizante for aplicado em cabelo natural a cor não soma porque a cutícula é transparente, não tem cor, só haverá soma se o desejo for customizar uma cor (7.3 + 7.2), marrom por ter na junção da cor, vermelho, azul, amarelo.

Ao tonalizar um cabelo com tonalizante não é preciso fazer a matemática do oxidante porque a reação de oxidação vai ocorrer apenas para a  oxidação do corante, para isso pode ser OX de 10 ou menor volumagem.

Lembrando em aplicar cor onde já existe cor, a cor se revela diferente de onde não existe cor, isso terá que levar em conta quando a cor aplicada for ou não a cor revelada.

É um prazer dividir o que sei com você. Até nosso próximo encontro!

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1fzzkvc8dz765&utm_content=2kg6an8


Report publication
    0230

    Recomended for you