A Comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Técnicas para iniciação de Oratória

Técnicas para iniciação de Oratória
Miriam Cristina
jul. 12 - 3 min de leitura
8 Curtidas
2 Comentários
1

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador. 

Seguem algumas dicas, para se sair bem em sua live ou palestra.

Leitura exata: para ser um orador, é preciso aprender a ler corretamente o que está escrito, respeitando assentos, vírgulas e ponto final.

Clareza: é preciso ser claro nas palavras para as pessoas entenderem o que vc quer dizer. É preciso se portar como professor para fazer as coisas de forma profissional. Não usar siglas ou encurtar palavras.

Pronúncia correta: é necessário pronunciar palavras de forma correta para não descredibilizar o trabalho. Saber quando usar EU e MIM, falar PROBLEMA E não POBLEMA, entre outras palavras.

Fluência: falar de forma espontânea e natural. Pessoa que fala bem, sabe explicar bem, tem vocabulário extenso (fazer muita leitura), faz com que as pessoas tenham entendimento sobre o assunto abordado. Não falar palavras repetidamente fora do contexto, como exemplo, NÉ, TIPO, OU SEJA entre outras.

Pausas: são importantes e merecem a nossa atenção. Pessoas que falam demais e não dão tempo nem para respirar, falam continuadamente sem parar não conseguem expressar algo importante sobre o assunto abordado. Temos que usar pausas nos momentos certos. Temos que usar a pausa para dar ênfase, destacar algo importante, criar pausa entre um pensamento e outro, dar atenção aos comentários, mudar de assunto, pausa para reflexão. Pausa é importante para fazer com que as pessoas guardem as informações na mente.

Ênfase: dar ênfase nas principais ideias, destacar algo, deixar mais alto, mais visível, para que as pessoas que estão assistindo ou ouvindo fixe e não se esqueça. Para dar ênfase mudamos o ritmo, falamos mais alto, falamos mais devagar, com gestos, com entusiasmo, com sentimento, nas perguntas.

Volume: se falar baixo as pessoas irão dormir, se falar muito alto as pessoas vão achar que estão levando bronca, não pode ser alto demais e não pode ser baixo demais, deve ser moderado. Deve-se levar em consideração tamanho do espaço, quantidade de pessoas, se é live ou não. Deve ter equilíbrio ao usar o tom de voz.

Modulação: é quando colocamos várias características num único lugar, como exemplo ao usar gestos, volume da voz, tom de voz, mostrando sentimento no que você está falando.

São regras básicas para que você seja um profissional qualificado e tenha sucesso para dar início a oratória.

A oratória nada mais é do que a habilidade de falar em público de forma definida e estruturada, com o objetivo de informar, influenciar e atrair a atenção dos ouvintes.

 


Denunciar publicação
8 Curtidas
2 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você


Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.