Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Técnica de Cobertura de Brancos

Técnica de Cobertura de Brancos
Salete Gonçalves Dias
Aug. 17 - 5 min read
0680

Para todo procedimento que envolva a colorimetria capilar é necessário estudos matemáticos para serem observados. É uma questão muito discutida no meio profissional, apesar de ser algo que envolva lógica.

Cobertura de brancos é uma das técnicas mais usadas para cobrir traços do envelhecimento da fibra capilar, para assim trazer uma coloração dos fios, a grande discussão é sobre oxidante, já que os fios brancos possuem um maior número de cutículas melhores seladas.

O oxidante (Ox) é usado para causar uma explosão de oxigênio, quando reage com a amônia contida na coloração, dilatando as cutículas para a coloração poder penetrar. Sendo assim, quanto maior o volume do Ox, maior a "explosão". Mas, para definir qual volume usar, devemos observar o tom natural existente ao lado do branco.

Tratando-se de uma cabelo 100% branco, usaríamos o Ox de 30 volumes no caso de fios finos ou 40 volumes no caso de fios grossos, seguindo a lógica já apresentada, já que, um cabelo totalmente branco chega a ter 13 camadas de cutículas.

Lembrando que sempre temos que usar um reflexo cinza (frio, que vai neutralizar o fundo de clareamento de um cabelo natural) e, temos que usar também o dourado quando o cabelo apresentar dificuldade em coberturas e, for considerado com 30% (ou mais) de branco, causando a fixação do branco, já que é a última cor retirada na descoloração, é a primeira cor a ser devolvida na cobertura de brancos.

Devemos sempre ter a base, um reflexo frio e mais um reflexo dourado para ter uma fixação perfeita, sem que o natural fique em transparência. 

Começando um procedimento

Primeiramente, precisamos fazer um diagnóstico do cabelo da cliente:

  • Cor natural;
  • Altura de tons;
  • Espessura fina, média ou grossa;
  • Analisar a saúde do couro cabeludo;
  • Procedimentos químicos anteriores;
  • Cor de desejo;
  • Porcentagem de brancos; 
  • Fazer o teste de mechas, para analisar a saúde do fio e após fazer a lavagem e secagem do cabelo para iniciação do procedimento.

Diagnóstico 1:

Cor natural: 6

Altura de Tom: 8 desbotado

Porcentagem de branco: 40%

Cor de desejo: 8 frio;

Cor aplicada: 8.0 + 8.1 + 8.3 (em partes iguais) com oxidante de 20 volumes, respeitando tempo de pausa da empresa.

Neste caso, foi usado um oxidante de 20 volumes, por conta do cabelo ser fino e com altura 6, conseguindo clarear 2 tons desejados.

A base 8.0 ajudará na fixação e o 8.1 ajudará a esfriar o fundo de clareamento (FC), do 8 que contém amarelo/laranja (75% amarelo, 25% vermelho), compensando com o reflexo 1 (cinza)  que contém azul e verde. O azul neutraliza o laranja e, o verde neutraliza o vermelho. O 8.3, por ter reflexo dourado, vai ser absorvido pelo branco e junto com essa sequência de reflexo, vai ter uma perfeita fixação da cor. 

O resultado será de um 8.0.

Para cobrir a porcentagem desse branco, poderia ter usado o dourado, porém não foi uma opção usar esse reflexo pelo desejo da cliente ser um tom frio. Além disso, o fundo de pigmento da empresa do  trabalho é verde ajudando a "esfriar" essa cor.

Depois do cabelo devidamente lavado, ainda no lavatório realizar a aplicação do tonalizante.

Para comprimento e pontas, por esse cabelo estar numa altura de 8 desbotado, não preciso fazer uma limpeza, apenas aplicar o tonalizante 8.1 + 1 cm  de corretor azul com Ox de 10 volumes (tempo de pausa de 25 min.) e tonalizar todo o cabelo, para que possa esfriar esse 8, chegando próximo a 8.1.

Diagnóstico 2:

Cor natural: 5;

Porcentagem de branco: 50%;

Cor de desejo: 5;

Cor aplicada: 5.0 + 5.1 + 5.3 (em partes iguais) com oxidante de 20 volumes, respeitando tempo de pausa da empresa. Ou 5.0 + 5.2 sendo esse mate.

Neste caso, foi usado um oxidante de 20 volumes por conta da cliente manter a cor e, precisamos do oxidante de 20 volumes para que haja uma maior explosão de oxigênio.

A base 5.0 vai dar a fixação da cor e o 5.1 irá esfriar o Fundo de Clareamento do 5, que é vermelho. 

O 5.3, por ter reflexo dourado, vai ser absorvido pelo branco e junto com essa sequência de reflexo, vai ter uma perfeita fixação da cor. 

Em comprimento e pontas aplicar 5.1 (de empresa verde) com oxidante de 10 volumes, ou menor, com tempo de pausa de 25 minutos.

Assim teremos um 5.0 fiel a cartela.


Report publication
    0680

    Recomended for you