Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Shampoo de farmácia

Shampoo de farmácia
Ivone Machado
Dec. 1 - 3 min read
0350

Tresemmé, Dove, (Allssie, embalagem roxa), Fructis, Seda, Elseve, Pantene contém hidróxido de sódio.

Na grande maioria dos casos, o hidróxido de sódio, vem pra corrigir ou ajudar a instabilizar o pH, dentre outras coisas, porque com o pH alto é extremamente prejudicial, o muito baixo também é, e os produtos precisam ter fórmulas estáveis para a nossa segurança, porém quando não é balanceado pode dar problemas sim.                                                     

Outras substâncias duvidosas presentes nos shampoos

Sal

Funciona como um espessante (para engrossar/deixar menos líquidos ou mais viscoso). Também serve como desengordurante e conservante. Existem shampoos que usam uma quantidade maior que outros. Depende da marca. Porém é menos agressivo o sal.                     

Lauril éter sulfato de sódio

A principal função do shampoo é justamente preparar os cabelos para receber os ativos dos condicionadores e máscaras. Usar um shampoo ruim atrapalha no tratamento, pois adiciona aos cabelos componentes que ressecam e danificam. 

A grande maioria dos shampoos contém três componentes agressivos:   

  • Sal (cloreto de sódio)        
  • Parabenos                            
  • Petrolatos                          

O sal é usado para "engrossar"o shampoo, por ser muito barato, quanto mais sal tiver na fórmula, menos ativos são necessários para preencher o espaço da embalagem. O fabricante diminui o preço de produção, porém o resultado prático é ressecar seus cabelos.         

Os parabenos são conservantes usados em shampoos e condicionadores que também baixam o custo de produção. Porém, eles aumentam o potencial de alergia no produto podendo causar coceira, caspas entre outros problemas capilares.         

Os petrolatos são derivados de petróleo, como óleo mineral, parafina líquida. Esses produtos mascaram o ressecamento dos cabelos, por serem altamente oleosos e engordurantes. Ao usá-lo, existe a sensação momentânea de que o cabelo está sedoso e macio, porém está apenas engordurado. Após algumas lavagens o cabelo fica pesado e oleoso.                                     

Alguns shampoos não contém esses 3 ativos ou contém em menos quantidades e são identificados como os melhores shampoos. Porém o shampoo não trata. Mas pode ser menos agressivos.

 

 

 

 

 


Report publication
    0350

    Recomended for you