Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Shampoo Anti Resíduos

Shampoo Anti Resíduos
Lucas Marconato
Feb. 6 - 3 min read
0330

Shampoo anti resíduos, você sabe o que é? Para que serve e como usá-lo ?

O que é o shampoo anti resíduo?

É um shampoo como os outros, porém seu pH é mais alcalino que os demais shampoos, estando está entre 7 e 7,5. Já o pH do cabelo está entre 4,5 e 5,5  acompanhe na tabela abaixo:

 

Com isso, por ser um produto alcalino, o shampoo anti resíduo irá causar uma abertura das cutículas e fazer uma limpeza mais profunda nos fios dos cabelos, removendo todo tipo de resíduo como finalizadores, cremes sem enxague, óleos, pomadas modeladoras e algum resíduo de pigmento artificial.

Para que serve o shampoo anti resíduo?

O shampoo anti resíduo tem como função preparar o cabelo para receber tratamentos como hidratação, nutrição, cauterização ou reconstrução.

O shampoo anti resíduos irá fazer a limpeza e também, como ele tem seu pH alcalino, ele vai eriçar as cutículas do cabelo e contribuir para que os nutrientes do tratamento penetrem de uma forma mais profunda no cabelo, porém é importante destacar que se o cabelo que irá receber o tratamento for um cabelo poroso, ele já possui as cutículas abertas.

Veja nesse vídeo do Alejandro Valente o que é cabelo poroso:

 

Não é necessário fazer o uso do shampoo anti resíduos para eriçar as cutículas, pois o cabelo já se encontra com as mesmas eriçadas. O que poderá ser feito é o uso de um shampoo comum para que não haja uma agressão desnecessária para o cabelo. 

O shampoo anti resíduo também tem como função remover os pigmentos artificiais como pigmentos de máscaras matizadoras azul, violeta, preta e verde, ou quando o cabelo está chumbado por excesso de pigmento em uma matização ou tonalização. Tem aquele cabelo também que após a piscina fica esverdeado por causa do cloro, o uso do shampoo anti resíduo ajuda a retirar esse tom esverdeado do cabelo.

COMO USAR O SHAMPOO ANTI RESÍDUOS?

O shampoo anti resíduos pode ser usado antes de qualquer tratamento para os fios. Se o desejo for desbotar uma cor cosmética que esteja no cabelo, o shampoo anti resíduo irá fazer essa função.

Não é indicado fazer o uso do shampoo anti resíduo diariamente ou toda vez que for lavar o cabelo por causa do seu pH alcalino, mas se o desejo for usar a cada 15 dias ou 1 vez ao mês para fazer uma limpeza de produtos que são usados diariamente, principalmente os sem enxague, poderá sim fazer esse procedimento. O importante sempre após o uso do shampoo anti resíduo é aplicar no cabelo uma máscara de tratamento para que o cabelo volte a estar em seu pH ácido, para que o cabelo não fique com as cutículas abertas.

Nunca se deve usar um shampoo anti resíduo após um tratamento, coloração ou tonalização, para que o cabelo não tenha a perda do pigmento ou nutriente que o cabelo acabou de receber. Após esses procedimentos principalmente de colorir, o ideal é sempre finalizar com um tratamento para selar as cutículas e mantê-las fechadas, nunca usar nenhum tipo de shampoo, seja anti resíduo ou shampoo de uso diário após coloração ou tratamentos. 

Caso tenha dúvida sobre esta postagem estarei aqui para esclarecer 

Colorimetrista Lucas Marconato 


Report publication
    0330

    Recomended for you