[ editar artigo]

Reflexos e nuances

Reflexos e nuances

Reflexos e nuances estão relacionados a uma escala universal de cores na colorimetria, os reflexos vem após o ponto nas colorações e tonalizantes:

  • 1- cinza; 
  • 2- violeta;
  • 3- dourado;
  • 4- cobre;
  • 5- acaju;
  • 6- vermelho;
  • 7- marrom; 
  • 8- azul;
  • 9- cendre 

Mas nem sempre é assim, os reflexos podem mudar de acordo com cada empresa, precisamos ficar atentos para  não errar na cor. 

Para identificar qual reflexo correto de cada marca é necessário verificar qual a cor que pertence a cada corretor na cartela de coloração. 

Falando um pouco mais sobre reflexos, podemos encontrar a cor em um pigmento já revelado, ou seja, shampoos e máscaras matizadoras, estes  pigmentos são muito grandes e não conseguem se fixar no fio. Nas colorações e tonalizantes temos os corantes oxidativos que são os acopladores, estes são de cor bege e se revelam nos cabelos em contado com o ox. 

Existem várias formas de usar cores com reflexos, quando queremos escurecer um cabelo descolorido precisamos devolver os pigmentos que esse cabelo  perdeu na descoloração.

Exemplo: Fundo 9/ Desejo 5.0

Aplico 5.0 + 5.1 + 5.3 + 5.4 em partes iguais, uso a base para dar fixação, o cinza que contém azul, o dourado e o cobre que contém vermelho, a junção das três cores primárias mais a base garantem a fixação da cor e devolvem os pigmentos perdidos na descoloração. 

Quando somamos a cor do cabelo com o reflexo aplicado para neutralizar o fundo de clareamento, a neutralização ocorre quando juntamos as 3 cores primárias azul, amarelo e vermelho; precisamos somar a cor do fundo de clareamento com a cor que falta para neutralizar

Exemplo: Fundo 9

Tenho amarelo, preciso juntar as cores primárias, então falta vermelho e azul, por isso uso violeta que é a junção dessas duas cores, aplico 9.violeta.

Podemos usar o fundo de clareamento ao nosso favor usando uma cor que já tenho no fundo de clareamento para uma cor vibrante

Exemplo: Fundo 7 (laranja)

Aplico 7.4 ou 7.44 e intensifico esse cobre. 

Quando queremos direcionar um reflexo, como exemplo: Fundo 9

Posso usar 9.21 ou 9.89 e direcionar para um pérola. 

Hoje falei um pouco sobre as diferenças das marcas nos seus reflexos e algumas dicas de como usar, espero que tenha gostado do conteúdo.

Até a próxima! 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você