Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Química em cabelos de crianças é adequado?

Química em cabelos de crianças é adequado?
Leonice Pereira Barbosa
Feb. 2 - 3 min read
0290

O uso de produtos químicos nos cabelos das crianças é algo crescente. Porém, muitos pais não sabem se essa química e outros tratamentos fazem mal aos seus filhos. Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas relacionadas ao uso de tinturas e de outros produtos nos cabelos das crianças.

O cabelo e o couro cabeludo são muito sensíveis?

A região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia e até intoxicação.

É aceitável fazer tratamentos químicos nos cabelos das meninas – como escova progressiva e tintura? 

Não, pois os produtos químicos utilizados nesses tratamentos, como o formol usado em alisamentos, não tem segurança estabelecida para uso em crianças. Não se conhecem ao certo os efeitos e, como não há comprovação científica, o melhor é evitar.

Além disso, estes produtos tem potencial para causar alergias. Um exemplo são as tinturas que podem conter água oxigenada e outros produtos químicos como a amônia que, além de ressecar os fios de cabelo, podem causar problemas alérgicos ou irritativos quando em contato com o couro cabeludo e pele.

O ideal é esperar até o final da adolescência, nessa fase elas ou eles ficam um pouco mais maduros, para saber ao certo o que significa química no cabelo e os cuidados que são exigidos, como manutenção, reparação etc.

Cada vez mais cedo as meninas querem modificar os cabelos, o que fazer?

O ideal é que as crianças sejam crianças. Não se deve forçá-las a ingressar no mundo adulto antes da hora. Sei que é difícil convencê-las, mas elas são mais inteligentes do que pensamos, e uma boa conversa e controle dos pais ajuda nesse processo de crescimento. É importante que os pais saibam sinalizar a beleza natural, destacando características particulares de seus filhos.

Na maioria das vezes, as crianças se espelham no comportamento das mães. Isso não significa que elas não possam ir ao salão de vez em quando para fazer uma escova, cortar os cabelos. Mas não recorrer à química.

Qual a melhor maneira de conversar com as meninas sobre padrões de beleza?

É importante dizer que há tipos diferentes de beleza, usar como exemplos as pessoas que ela conhece no mundo real. Ressaltar que ela é bonita, quais são suas características mais belas etc. Dizer como se sentia na infância, que assim como ela já enfrentou problemas com o espelho, por exemplo.


Report publication
    0290

    Recomended for you