Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quer saber por quê os cabelos ficam brancos?

Quer saber por quê os cabelos ficam brancos?
Vanderlei Manoel Silva
Nov. 22 - 2 min read
070

Consequência do envelhecimento e branqueamento dos fios, isto certamente está relacionado com a queda na produção de melanina, substância responsável pela cor do cabelo, e também da pele.

Por que os cabelos ficam brancos?

O processo de embraquecimento dos fios é chamado cientificamente de canície, dependendo da genética dos fios brancos, aparece pela interrupção de melanina por uma célula que se encontra junto ao bulbo capilar. Os melanócitos produzem dois tipos de melaninas, a eumelanina, pigmento dos fios castanhos e pretos e a feomelanina, pigmento dos castanhos e loiro. O cabelo branco precoce ocorre por uma alteração do "genes irf4", que regulam a produção dessa melanina, quando ocorre a diminuição das atividades da "tirasinace", enzima que é produtora da melanina, os melanócitos envelhecem e, com isso, os fios brancos aparecem.

Estresse causa cabelo branco

Descobriu-se que o nervo envolvido na resposta de luta ou fuga desencadeia em momento de estresse, causa danos permanentes às células tronco, responsáveis por produzirem melanina no folículo piloso (estrutura que produz os cabelos e a pelos), esse fenômeno causa a perda precoce de coloração dos cabelos de forma permanente. O sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de luta ou fuga do corpo, os nervos desse sistema se ramificam nos folículos pilosos e, em momentos de estresse liberam norodrenalina, as células tronco regeneradoras de pigmento responsáveis por se converterem ao longo da vida, é célula que produz a melanina que dá cor aos fios.

Essa separação faz com que as reservas de células tronco no folículo se esgotem rapidamente e ele perde a capacidade de produzir melanina, deixando os fios brancos. Perpetuamente o bulbo capilar tem enervação do sistema nervoso simpático desse bulbo e estão várias células tronco melanocilícas, célula diferenciada que se auto reproduzem de melanina, o principal pigmento pela cor da pele e do cabelo, novamente, essa célula diminui no decorrer da idade e os cabelos vão ficando brancos.


Report publication
    070

    Recomended for you