[ editar artigo]

Quem nunca teve medo de falar em público? Então vamos à algumas dicas!

Quem nunca teve medo de falar em  público? Então vamos à algumas dicas!

Primeiramente quem nunca sentiu um frio na barriga, um medo de falar pra mais pessoas. Apresentar trabalhos de escola, fazer lives, dar palestras. As mãos suando o peito doendo ou os pés e as mãos geladas. Bom cada um tem uma reação não é mesmo? Vem comigo que vou dar umas dicas pra você.

Clareza ao falar 

Tem gente que trava os dentes para falar, fica gaguejando muito, fala pra dentro... não pode! Você tem que desenvolver um treinamento para melhorar isso, ninguém nasce sabendo, temos que treinar e muito.

TEMOS EXERCÍCIOS PRA AJUDAR VOCÊ A DESTRAVAR A LÍNGUA SABIA? VEJA:

  • Fazer exercícios com a língua; coloca ela no céu da boca e dá uns estalos, várias sequências.
  • Fazer tremedora com a língua no céu da boca igual um exercícios que os cantores fazem antes de começar a cantar.

Isso vai te ajudar muito pra você não atropelar as palavras.

Espontâneo

É ser você mesmo, ter naturalidade ao falar, quanto mais você ler mais seu vocabulário melhora. Pronunciar as palavras corretamente. Ter muito cuidado para não ficar repetindo a mesma palavra, porque vai ficar chato, tipo: "É né?", "Você viu né?", "Ficou sabendo, né?". Não podemos ficar buscando assuntos na nossa mente, enrolando o que vai falar, tentando lembrar, tem que ser bem estudado e treinado o assunto que você vai falar.

Ênfase

Quando você dá ênfase, é quando quer destacar alguma coisa. Por exemplo, você está na live já faz alguns minutos, o ouvinte que entra a todo momento é bom ficar por dentro do tema daquele momento, que é o titulo da live, para que eles não fiquem perdidos quanto ao assunto que você está falando naquela hora, para eles interagirem com você. E lembre-se, falar olhando pra câmera. Usar gestos, você está dando ênfase, você tem que passar entusiasmo para o público. Quando damos ênfase em algo, jamais fica esquecido!

Volume e pausa 

Tem momentos de falarmos alto e momentos de falarmos baixo. Vai ter momentos que temos que dar uma pausa:

  • Enquanto olhamos os comentários;
  • Na hora de fazermos uma pergunta;
  • Enquanto as pessoas tiverem respondendo.

Modulação

É quando mudamos o tom de voz, por exemplo, fazemos uma voz engraçada, diferente... o público que está assistindo dá risada e tenta imaginar a cena, é muito bacana.

Podemos falar rápido quando estamos entusiasmados, quando falamos devagar pode ser baixo.

Boa aparência

Sempre temos que ter uma boa aparência, não podemos ficar com os cabelos avacalhados, unhas sem arrumar e nem cabelos presos, afinal somos da área da beleza, se não nem passamos credibilidade .

Esboço

É um mapa para você seguir, para não se perder na hora da live. A palestra que for que você irá realizar, através dele que você vai seguindo o roteiro. O início meio e final de vez em quando você passa o olho e vai relembrando o que você tem que falar a todo momento. E assim você acabou de realizar sua palestra.

Uma dica: Tá com vergonha, vai com vergonha assim mesmo!

Tá com medo. vai com medo mesmo!

Sempre tem a primeira vez e é através dela que você cria experiência. E quando chegar lá na frente você vai olhar para trás e ver o tanto que você já evoluiu.

Obrigada 💕 

Colorimetria, amo de paixão 🎨🎨🎨

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Daiane Pereira
Daiane Pereira Seguir

Sou cabeleireira a 18 anos, sou formada no curso superior de Estética e Imagem pessoal.Comecei na profissão aos 13anos de idade.Agora cursando o Colorimetria Avançada com Alejandro Valente. Amo o que faço.

Ler conteúdo completo
Indicados para você