Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quem é Alejandro Valente? (Biografia)

Quem é Alejandro Valente? (Biografia)
Alejandro Valente
Jul. 19 - 14 min read
0960

Alejandro Valente é casado com a linda Naisa Valente (Keyb) e temos a melhor filha do mundo, Sophie Valente. Vivemos em Curitiba e hoje colhemos os frutos de uma vida de muita labuta, tentativas e erros. Sou muito grato a você Keyb, meu amor, por acreditar em um jovem que sonhava alto. Nos momentos certos você é quem teve coragem de falar duro e me consolar para que eu não me perdesse.

Meus amores

O que eu faço?

Sou Multidisciplinar!

Como assim? 

Quando alguém me pergunta: Qual sua profissão? Taí uma pergunta difícil de responder...

Cabeleireiro? Colorimetrista Capilar? Hairstylist? Empresário? Consultor? Blogger? Youtuber? Professor? Comunicador? Empreendedor?

Quando vou responder no formulário de check-in dos hotéis sempre me bate essa dúvida.

Acredito que me encaixo no Multidisciplinar pois realmente faço tudo isso que citei ali em cima.

Vou tentar te contar como é minha cabeça:

1º - Como cabeleireiro não sei fazer todas as coisas (ex: penteados), mas no que faço sempre procurei dar o meu melhor (colorimetria e cortes). Comecei no ano 2.000 e já trabalhei em diversos salões, ao lado de profissionais que somaram muito para mim. Eu considero minha mente como um HD, assim eu só armazeno informações que realmente são importantes. 

Ao todo trabalhei em 8 salões de beleza, indo de um ticket médio de R$5,00 para R$2,000,00.

Foi fácil? Claro que não! A grande verdade é que nada é fácil! 

Toda a vez que mudava de salão era um recomeço. Novo espaço, novos colegas e novos clientes.

2º - Como me tornei Colorimetrista Capilar?

Colorista = é quem aplica cor nos cabelos

Colorimetrista = é aquele que estuda colorimetria capilar e entende as reações dos produtos no cabelo, levando em conta tanto pigmentos naturais (presentes no cabelo) quanto os artificiais (presentes nos produtos cosméticos).

Tudo começou com um convite para integrar o time de técnicos da empresa de cosméticos Itallian Hairtech no ano de 2005. Fiquei 3 anos trabalhando e desenvolvendo oratória e o modo de me expressar. Eu lembro de nunca me acomodar, todos os cursos que eu ficava sabendo dentro e fora da empresa eu fazia.

Com o tempo eu já estava ministrando workshops pela empresa e tendo contatos com distribuidores e vendedores de toda a região do Paraná. Todos gostavam das minhas palestras, pois eu acabara de criar um método próprio de ensinar. Me lembro que ao ler as folhas de participação em que cada participante me avaliava via o quanto eu estava agradando.

Mas do dia para noite tudo mudou!

Fiquei sabendo que os workshops que eu ministrava não geravam vendas! E então escutei uma frase que nunca mais esqueci: Curso bom é curso que vende!

Como? Como podia? Sendo que todos gostavam tanto e se diziam esclarecidos com o meu novo método de ensinar. Como não gerava vendas?

Nesse dia eu voltei para casa arrasado, pois parecia que o sonho tinha acabado, nenhum distribuidor ou mesmo a empresa iria querer um técnico que não gera vendas (dos produtos).

Fiquei na geladeira por um tempo até que aconteceu algo que eu não esperava e que me deixou muito feliz. Quando os vendedores e distribuidores iam vender os ingressos para os workshops, os cabeleireiros diziam que iriam, mas só se quem ministrasse o curso fosse o Alejandro Valente. Confesso que ao saber disso, chorei.

Meditei muito sobre tudo isso e até falava com meus clientes sobre a questão. Vários me deram bons conselhos. Me vem à mente agora uma cliente que era artista plástica e que me deu um chacoalhão ao dizer:

"Se você não tem um sonho...você vive o sonho de alguém".

Essa frase caiu como um bomba nos meus pensamentos e me abriu a mente para o que eu estava fazendo e qual seria o rumo da minha vida.

Afinal de contas o sonho de quem eu estava vivendo?

Fui para casa perturbado e a questão foi clareando na minha mente ao longo da semana.

Certo dia apareceu quem eu estava aguardando, a cliente que iria me fazer a pergunta mais importante da minha vida profissional, ela era coaching (já tinha orientado grandes empresários e pessoas importantes em diversos segmentos).

Sabe o tipo de pessoa que ao conversar soma anos de conhecimento e reflexão em uma única conversa? Então, ela era assim! Eu amava conversar e tirar dela tudo o que podia conversando sobre diversos assuntos — principalmente sobre empreendedorismo.

Falei sobre meus medos, sobre o que queria para o futuro e sobre o meu momento de vida. Foi quando ela parou e me olhando fixo nos olhos disse que iria fazer a pergunta mais importante da minha vida e que eu não poderia dar a resposta ali. Eu teria que pensar e responder no outro dia pelo whatsapp.

A pergunta foi: "O que você resolve?"

Pareceu tão simples que eu queria dar a resposta na hora! Mas ela não deixou e disse para eu meditar e dar a resposta no outro dia.

O que eu resolvo? Vieram muitas coisas na minha cabeça mas eu tinha que escolher uma e a que era melhor percebida pelos outros, a coisa que melhor eu fazia e que gerava o maior valor à mim e às pessoas ao meu redor.

No dia seguinte, pelo whatsapp, minha resposta foi: "Eu facilito a vida dos cabeleireiros, eu sei passar o conhecimento que tenho e ser entendido"

A resposta dela resumiu o que eu ainda não tinha entendido direito. Ela disse: muito bem PROFESSOR!

Professor? Lógico! Essa era a resposta, eu sou um professor! Por isso que eu não gerava vendas de produtos, pois o meu foco sempre foi ensinar e esclarecer os pontos de forma neutra e clara. Falar sobre a eficácia do produto era algo que realmente eu não fazia, ou pelo menos não da forma que vende.

Nesse dia eu decidi viver o meu sonho e me empenhar no que de melhor eu resolvo. Nesse dia eu posso afirmar que nasceu o professor Alejandro Valente! 

3º - Professor

Eu tentava conciliar tudo. 

- Salão de beleza;

- Workshops ministrados ainda pela empresa Itallian;

- Família;

- Espiritualidade;

- Meus hobbies (como academia).

Pense em como era minha vida: Viajava no domingo, ministrava o Workshop na segunda e de terça a sábado atendia clientes no salão. Eu não tinha tempo para mais nada.

Esse ritmo continuou por alguns anos, até que conversando como meu sócio na época, Junior Mulhões, ele me incentivou a ter coragem para ingressar numa carreira solo, em construir minha própria marca e ao invés de tentar vender produtos (algo que eu já não fazia bem), que eu me concentrasse na educação, somente na parte que eu realmente gostava e tinha o dom.

Claro que esse era o meu sonho! Mas e a coragem de largar a empresa e continuar sozinho? Pensei bastante em como fazer e foi quando me veio a mente o campeonato da Hair Brasil.

O campeonato na Hair Brasil foi no ano de 2009. Eu me preparei como se fosse uma luta, como se fosse o maior desafio da minha vida em que iria enfrentar o campeão peso pesado (estava mais para um meio médio ligeiro rsrsrs). 

Para encurtar...eu ganhei no masculino e feminino nas duas categorias melhor corte e melhor cor. O treinamento havia valido a pena!

Na outra semana eu já estava em Salvador-Bahia ministrando um workshop com o meu nome (sem qualquer empresa envolvida).

Voltando para Curitiba me deparo com um dilema. Todos da empresa já sabiam do meu feito e numa sala pequena e escura reafirmaram a minha importância, mas me fizeram escolher entre a empresa ou meus planos pessoais.

Acredito que esteja bem claro qual foi minha escolha!

4º Começa minha carreira como Hairstylist

Aperfeiçoei meu conhecimento, habilidades e desenvolvi um método para ensinar tanto colorimetria como cortes

No outro ano 2010 eu já estava ministrando Workshop na Hair Brasil SP, Beauty Fair SP, feiras e eventos em Curitiba, Belém, Bahia, Rio de janeiro, Maceió, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Porto Alegre... Enfim, por todo o Brasil! Alcancei o número de mais de 50 eventos por ano!

Fama, dinheiro, conhecimento, reconhecimento, viagens... o que mais eu poderia querer? Eu almoçava e jantava com os grandes mestres que um dia foram minhas inspirações.

Atendendo uma cliente em um sábado de tarde me chega um embrulho. Quando abro: "2 tesouras de brinquedo AZUL e ROSA". Como assim? Vou ser papai? A alegria foi enorme mas ao mesmo tempo me bateu o medo de não ver minha filha crescer (eu queria menina haha). Como eu seria um pai presente em meio a uma vida tão agitada e cheia de compromissos?

Chegando em casa abracei forte a Keyb e prometi ter mais tempo! Eu daria um jeito de participar da vida da nossa filha.

"Cada escolha é uma renúncia". E estava na hora de escolher novamente. De tudo o que fazia ao que eu daria mais atenção?

Escolhi trabalhar menos no salão e focar mais nas palestras, deixando toda terça e quarta livre para participar da nossa gravidez.

Nesse período Wendson (meu irmão) já era meu sócio e éramos 2 tentando dominar o mundo. Começamos a organizar eventos e usávamos somente as redes sociais como divulgação. A internet já era 50% do nosso trabalho.

Quando a Sophie nasceu eu fiquei 7 meses em casa sem viajar 

Na 1º vez que viajei morri de medo de ao chegar em casa ela não me reconhecer.

5º Me descobri como empresário empreendedor

Eu queria estar mais com minha família e ao mesmo tempo ajudar mais cabeleireiros. Foi quando surgiu a oportunidade de desenvolver um curso online.

Se hoje aprender pela internet ainda é um problema para você, imagine eu, anos atrás, gastando tempo e recursos no projeto que hoje se tornaria um curso mundial.

Eu confesso que no início tive medo e até tentei varias plataformas de EAD. Fiz e desfiz várias sociedades nesse período. O formato ainda não me agradava.

Comecei a estudar marketing digital, tanto em palestras presenciais quanto online. Fui entendendo melhor esse mercado da internet, pois queria montar um canal do Youtube para passar de forma aberta o conhecimento que adquiri.

Por que? Se foi tão sofrido, por que passar de forma gratuita na internet?

Porque eu queria ajudar ainda mais, fazer com que todos os cabeleireiros tivessem acesso ao conhecimento neutro e universal associado à colorimetria, produtos e cabelo. 

Criei o Canal do Youtube em novembro de 2016. Comprei câmera e criei um cenário. Mas e quanto a editar? Perdi tanto tempo na internet e em programas que decidi contratar uma produtora (foi a melhor coisa que fiz).

Canal do Youtube : https://www.youtube.com/alejandrovalentehair

Com o Youtube funcionando foi apresentado para um grupo que entende de produtos digitais e hoje somos um time que já soma mais de 30 membros.

Criei o curso online de Colorimetria Avançada (disponível somente 2 vezes no ano): 

http://www.semanadacolorimetria.com.br/

A internet me fez quebrar barreiras e fronteiras. Tenho alunos de todo o mundo. Meu método presente no "Curso online de Colorimetria Avançada" já formou milhares de colorimetristas pelo mundo.

Colorimetrista? Essa palavra não era associada a cabeleireiro. E com toda a humildade digo que a 1º relação do termo Colorimetrista ao cabeleireiro veio com os formandos no meu curso!

Antes o termo era somente colorista e hoje meus alunos formados e mesmos "outros" usam o termo COLORIMETRISTA para se referir ao quanto entendem de colorimetria. Considero isso uma grande honra e se depender do tsunami que já criamos no mercado a onda vai alcançar a todos. Num futuro próximo todos serão Colorimetristas!!! A internet possibilita isso!

Aprendo muito com cada aluno. Seus erros, acertos e perguntas me fazem crescer e entender o que exatamente os cabeleireiros precisam. Percebo que as dificuldades são as mesmas, não importa o país em que vivem. O que muda são os produtos, ferramentas e serviços que a todo o momento estou buscando e me aprimorando.

A algum tempo atrás me perguntavam:

O que tenho que fazer para ser um educador, técnico, estar nos palcos, como fazer para ser percebido?

Naquela época eu não tinha as respostas e realmente não sabia o caminho, pois para mim funcionou de um jeito e não seria a fórmula para todos. Assim eu ficava frustado por ver tantos profissionais bons, mas perdidos em suas cidades.

Hoje eu tenho a resposta!!!

Tenho alunos Colorimetristas formados que estão ministrando cursos, fazendo palestras presenciais e online, outros se tonaram técnicos de empresas de cosméticos. Foram percebidos no mercado.

Qual o segredo? Ao terminarem o curso online os que se destacam entram num programa de treinamento de tutores, que os capacita como professores.

É fácil? Não! Eu pego leve? Também não! Mas funciona para os que realmente querem e tem o perfil.

Tem sido muito gratificante encontrar essas pérolas perdidas e também despertar o mesmo desejo em outros que tem potencial para mudar o mundo!

Se vou continuar doando conhecimento na internet?

Claro que sim!!!! Eu estou sempre aprendendo...assim sempre terei o que doar!

Como minha vida é hoje?

Gratificante!!!

Posso dizer que tenho o que tanto sonhei:

- Tempo para o meu Deus;

- Tempo para  a família;

- Tempo para os amigos;

- Tempo para o trabalho;

- Tempo para meus hobbies;

- Tempo para descansar;

- Tenho a melhor moeda de todas...TEMPO!

E vai aqui um presente para te fazer ganhar tempo: 

http://www.semanadacolorimetria.com.br/e-book

Família Valente...Somos o que você vê

Quer me acompanhar pelo mundo? Ver os bastidores de feiras, eventos, Workshops e cursos? Me siga no instagram: 

https://www.instagram.com/alejandrovalenteoficial/

Alejandro Valente

 

 


Report publication
    0960

    Recomended for you