Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quebra de cabelo, o que fazer?

Quebra de cabelo, o que fazer?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Aug. 27 - 2 min read
0110

A primeira coisa a ser feita é o diagnóstico, para identificar a causa da quebra.

Para esse texto, quero falar sobre uma quebra muito comum da qual acompanhei algumas vezes e recebo pedido de ajuda. Não vou entrar em muitos detalhes do porquê determinado procedimento químico leva a quebra do cabelo, isso será tema para outro artigo. Vou direcionar o assunto à um problema específico.

Acompanhe comigo esse problema... O que pode ser feito para aliviar os danos?

No mercado cosmético estão disponíveis progressivas com vários tipos de ácidos para criar efeitos lisos nos cabelos, mas por que digo efeito liso? Porque alisamento em cabelos realmente se dá com desligamento e queima de pontes dissulfeto no córtex, em procedimento químico feito com tioglicolato de amônia , sódio e lítio para cada espessura e características de cabelos.

Nas progressivas, os ativos responsáveis para o efeito liso são ácidos e polímeros. E muito desses ácidos, que agem nas pontes de hidrogênio, também causam danos no cimento intercelular do fio, onde estão presas as pontes que mantém a forma e resistência do cabelo, cimento esse também responsável pela integridade das camadas de cutículas, resistência e elasticidade do fio.

Quando o dano ocorre nessa área do cabelo, a quebra acontece sem ter como ser reparado.

A única coisa a ser feita:

Desintoxicar o couro cabeludo com produtos (adstringentes) conhecidos como detox; fazer reconstrução do fio com produtos que contém ativos de queratina, cistina, colágeno, ceramidas; um bom cronograma capilar no salão, o cabeleireiro que tem os produtos adequados com a quantidade necessária desses ativos para repor no cabelo o que é preciso, isso para fortalecer as partes que ficaram   que costumam ser mais próximos à raiz, e o que ainda tem de fios inteiros  para ganhar tempo de um crescimento saudável para quem não quer fazer um corte curto, fortalecendo alguns fios para que a quantidade de fios em quebra não ocorra ao mesmo tempo.

Para quem vive um dilema de ver seu cabelo quebrar sem saber o que fazer é muito triste, mas anime-se, cabelo cresce logo! Terá seu lindo cabelo inteiro de volta... enquanto isso siga essas sugestões, é o que pode ser feito nesse momento de quebra de cabelo.

Se pude te ajudar de algum jeito, pode sempre contar comigo.

Até breve aqui no Educadores da Beleza.


Report publication
    0110

    Recomended for you