A Comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Qual é o significado do zero na colorimetria capilar?

Qual é o significado do zero na colorimetria capilar?
Juh Rodrigues 💎
jul. 12 - 3 min de leitura
20 Curtidas
15 Comentários
1

Você já deve ter ouvido a frase: "Fulano" é um zero à esquerda. O significado de um zero à esquerda na gíria brasileira é o mesmo que uma pessoa sem valor nenhum, sem importância, que não faz diferença. E a origem dessa gíria é o fato do número zero ser importante apenas a direita dos números, pelo menos na maioria das vezes. Por exemplo: 01 vale o mesmo que um (1), mas quando o zero está a direita (10) vale dez. Mas e quando falamos de colorimetria? Será que devemos desconsiderar o zero à esquerda das nomenclaturas?

Vamos ver a importância do zero:

Quando temos uma nomenclatura em que o zero está a direita (ex: 7.70), ele significa intensidade, está dando ali maior intensidade ao número que está a sua esquerda, no exemplo citado seria o mesmo que 7.77. Mas e se o zero está a esquerda?

Exemplo: 7.07. Quando isso acontece o zero está dando suavidade ao reflexo e intensidade a base.

Então a direita ele intensifica, a esquerda ele suaviza. Mas... E quando temos uma nomenclatura em que o zero vem a frente, sem nenhum número à sua esquerda? Exemplo: 0.33, 0.44, 0.11, 0.1, 0.22 etc... identificamos assim os corretores.

Temos também nomenclaturas onde encontramos apenas zero à direita. Por exemplo: 8.0 ou 8.00, onde identificamos as bases, o natural. Porém, quando existe apenas um zero após o ponto é uma base comum e quando temos dois zeros é uma base intensa, para melhor cobertura de brancos.

Para que fique mais claro, veja o significado de algumas nomenclaturas a baixo:

5.0 - castanho claro natural.

5.00 - castanho claro natural intenso.

5.01- castanho claro natural acinzentado

5.10 - castanho claro cinza intenso, o mesmo que 5.11.

O.33 - corretor dourado

0.44 - corretor cobre

0.22 - corretor violeta

0.88 - corretor azul

0.13 - corretor verde

Além disso, lembre-se que as empresas mudam suas nomenclaturas e nem sempre terão o mesmo significado. Nem sempre a empresa se preocupa com a educação e as nomenclaturas não são uma regra universal. Então, é muito importante que você conheça a empresa que você trabalha muito bem. E se você não conhece, faça testes antes de usar o produto na cliente. Além de tudo o que foi citado em relação ao zero nas nomenclaturas, ainda temos os fundos de pigmento diferentes que também interferem no resultado final.

Espero ter te ajudado a encontrar um significado para o zero na colorimetria.

 

Atenciosamente.

Juliane Rodrigues!


Denunciar publicação
20 Curtidas
15 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você


Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.