Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a função da oxigenada na coloração?

Qual a função da oxigenada na coloração?
Osvaldo Morroni
set. 17 - 3 min de leitura
0480

Ainda hoje existem muitos pensamentos errôneos com relação a função da água oxigenada na coloração, é claro que na Colorimetria existem outas funções da oxigenada, como por exemplo no descolorante, onde a oxigenada tem a função de ajudar a clarear a melanina natural ou artificial dos cabelos, mas esse é um outro assunto para outro artigo, nesse estaremos concentrados na coloração, então vamos lá...

Eu nesse caminho na profissão, já ouvi e vi muitas coisas referentes à função da oxigenada na coloração ou seja essa mistura nos cabelos.

A grande pergunta é :

A oxigenada tem a função de dilatar ou abrir as cutículas do cabelo para que aconteça a pigmentação do mesmo?

A resposta é :

Não. A oxigenada é um elemento químico com pH ácido e o pH  quando é ácido ocorre o contrário, ela fecha ou sela as cutículas.

Nesse artigo quero deixar claro a função da oxigenada na coloração de uma vez por todas, (ou não, pois ainda haverão muitos educadores entregando essa informação equivocada ), mas vamos seguir o raciocínio como precisa ser encarado.

A água oxigenada na coloração é chamada de o veículo que leva o pigmento para dentro do fio do cabelo levando até o córtex, e quem abre esse caminho (abre ou dilata a cutícula) é o Hidróxido de Amônio contido no tubo da coloração.

Na figura ilustrativa acima temos um caminhão denominado por água oxigenada e o seu carregamento de pigmento.

Essa imagem representa de forma imaginária a função da oxigenada, onde ela carrega os pigmentos para dentro do fio e anabolizando junto ao córtex.

 

 

Para que aconteça de forma por igual nos fios, também acontece a explosão desses pigmentos ocasionado pela oxigenada e quanto maior a volumagem, maior a explosão de cor pelos fios.

A repetição nos leva a perfeição e por isso nesse artigo minha intenção com a insistência em falar sobre esse assunto. Espero ser essa a forma de poder ajudar a isso se fixar no seu entendimento e raciocínio, usando formas ilustrativas.

Mas depois de explicada essa parte, quero falar um pouco sobre o que é corante e o que é pigmento, na Colorimetria Capilar.

Corante: É o que está contido no tubo da coloração e não tem cor, e quando esse está fechado sem o contato com o oxigênio, são conhecidos como corantes oxidativos, ou seja, somente se revelam em contato com o oxigênio ou com a oxigenada no córtex dentro do fio de cabelo.

Pigmento: É o corante oxidativo contido no tubo da coloração após o contato com o oxigênio ou com a oxigenada dentro da cumbuca e se revela no fio de cabelo como cor se tornando o pigmento.

Espero poder ter acrescentado algo ao seu conhecimento, pois sei que você já sabia sobre isso, mas relembrar e fixar na memória é sempre bem vindo.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos profissionais essa informação, pois, tenho certeza que eles vão te agradecer.

Nos vemos no próximo artigo.

 

Osvaldo Morroni 

Supervisor e Tutor do Curso Colorimetria Avançada

 

 

 


Denunciar publicação
    0480

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.