[ editar artigo]

Qual a diferença entre: Matizar, tonalizar e neutralizar?

Qual a diferença entre: Matizar, tonalizar e neutralizar?

Primeiro temos que entender e saber que tudo é criado envolvendo as três cores primárias, e no cabelo não é diferente porque existem eumelanina (azul), feumelanina (amarelo) e tricociderina (vermelho), que são cores produzidas pelo próprio organismo e o que difere é o tom do mais escuro, que é o preto ao mais claro, o loiro... mas unificado estas cores o nosso cabelo é marrom, marronzinho ou marronzão.

Notamos ao descolorir um cabelo escuro que o mesmo na transformação apresenta o vermelho escuro, vermelho, vermelho claro, laranja, amarelo laranja e o amarelo bem clarinho, isto prova que é verdadeiro que nossas madeixas contém as três cores acima descritas e tirando totalmente sua cor é óbvio que o cabelo cairá ao chão, isto se dá pelo fato mencionado: A cor natural produzida pelo organismo!

Agora vem do porquê existe diferença entre matização, tonalizacao e neutralização.

A matização é chamada quando se revela uma cor indesejada e você tenta corrigir com produtos que contém cor já a mostra nos potes ou tubos sem tempo de pausa ou no olhômetro, sem poder de fixação por ser pigmento muito grande para adentrar pelas cutículas dos fios até o córtex.

A neutralização é quando levamos a cor para o natural sem resíduo de reflexos quentes ou frios, é quando vemos nas cartelas de cores as nomenclaturas que tenham 0 depois dos pontos ou vírgulas.

A tonalização já é direcionamento de reflexos (nuances), são cores nas cartelas que depois do ponto ou vírgula exista outros números, significando então uma cor base com alguma outra cor.

Já entendendo a diferença de cada uma delas temos que ter em mente, tirando a matização, que tonalizar ou neutralizar trabalhamos no córtex dos fios, onde ocorre toda a mágica e com tempo de pausa, respeitando o pedido do fabricante sem pressa como na matização, por isto é de extrema importância que nas duas últimas opções a cor escolhida não é a cor aplicada porque no cabelo existem cores e juntando com a que você colocará na cumbuca dará um resultado e não será a cor fiel do desejo.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Alexandra Martins Munarim
Alexandra Martins Munarim Seguir

Sou profissional cabeleireira na cidade de Itaquaquecetuba grande São Paulo especialista em colorimetria capilar, atuo na área a mais de 10 anos..

Ler conteúdo completo
Indicados para você