Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quais as doenças do couro cabeludo?

Quais as doenças do couro cabeludo?
Tereza Althman
May. 3 - 2 min read
0200

As doenças mais conhecidas são:

  • Foliculite
  • Micose do couro cabeludo
  • Pediculosa

Vamos entender o que é cada uma dessas doenças?

Foliculite

São infecções do folículo piloso por bactérias. Podem ser superficiais ou profundas. As superficiais não comprometem o cabelo e as profundas (nódulos) abscessos que deixam cicatrizes.

Pode ter caráter penetrante acompanhando o folículo piloso, chegando até a sua base e se disseminando pelo corpo e formam verdadeiros abscessos (furunculose) ou ocasionar infecções sistêmicas como as doenças reumáticas e as septicemias.

Na barba apresentam quadro especial com inflamação difusa de todos os folículos, que recebe o nome de SICOSE. 

As foliculites podem ocasionar alopécias temporárias ou definitivas, como na foliculite descalvante do couro cabeludo. 

O tratamento é feito com importante assepsia do local e muitas vezes com o uso de antibióticos tópicos ou sistêmicos, sempre  por um profissional médico. 

Micoses do Couro Cabeludo

São infecções causadas por fungos no couro cabeludo. Fungos dermatófitos que provocam áreas de alopécia arredondada onde se encontram pelos em círculos e descamação.

Em adultos só aparece quando há grande comprometimento do sistema imunológico (aidéticos), transplantados que recebem medicamentos  imunossupressores. É contagiosa e o tratamento é feito com antimicóticos  sistêmicos  e tópicos. 

Pitiríase versicolor caracteriza-se por descamação no couro cabeludo por manchas que se iniciam no pescoço e acometem o tronco.

As manchas podem ser mais claras, escuras ou avermelhadas. É contagiosa e o tratamento é feito com antimicóticos sistêmicos e tópicos, sempre por um profissional médico. 

Piedras são MICOSES provocadas por fungos que se caracterizam por pequenos  nódulos na barba e no bigode ou mesmo nos pelos  pubianos de coloração clara e marrom escuro.

Pediculose

É um tipo de ácaro, doença contagiosa conhecida como piolho e é visível a olho nu e que deposita seus ovos (escamas transparentes chamadas lêndeas) nos fios de cabelo, causando intensa coceira no couro cabeludo e na nuca.

O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários.

 

Tereza Althman

Cabeleireira e especializada em Colorimetria Avançada (By Alejandro Valente).

Email: tmaltman@ gmail.com 


Report publication
    0200

    Recomended for you