Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Progressivas

Progressivas
Luciene da Mota Assis
abr. 22 - 3 min de leitura
0100

Progressivas, selantes, botox, plástica dos fios, etc... são tudo a mesma coisa. Todas as progressivas contém formol ou algum tipo de ácido, que ao ser aquecido se transforma no mesmo.

O formol é um ativo utilizado para conservação e não para alisamento. Sua porcentagem de uso é de 0,2% por litro, sem função alguma de alisar cabelo. Infelizmente a maioria das empresas cosméticas tem utilizado esse ativo em porcentagem extremamente alta, sem nenhuma preocupação com o consumidor final; se preocupando apenas com seu lucro monetário.

Vamos entender um pouco como age o formol no cabelo. 

Nosso cabelo é divido em três partes principais:

  • Cutícula (parte externa, a que enxergamos);
  • Córtex (parte de dentro do cabelo);
  • Medula (chamada de núcleo do cabelo, não se sabe exatamente sua função, pois tem cabelos que tem e outros não).

O cabelo é formado por cinco elementos químicos: oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, carbono e enxofre. Dentro do córtex encontramos ligações chamadas pontes que formam a estrutura do cabelo .São elas as pontes de hidrogênio, pontes salinas e pontes de enxofre.

O formol entra no cabelo e age nas pontes de hidrogênio e salinas, se acoplando a elas e desligando. O formol quando aquecido cria uma reação química de fusão com a queratina fazendo com que o cabelo fique com uma película protetora em volta. Mas essa película é tão protetora, que também impede de o cabelo receber os tratamentos necessários para ficar saudável.

Exemplo: não entra mais hidratação, reconstrução, nenhum tipo de proteína, aminoácidos, nada. Mas por que isso acontece? Porque as progressivas são produtos muito ácidos e isso faz com que as cutículas do cabelo se fechem e colem de uma forma extrema. Podemos identificar o quanto o produto é ácido através do pH. O pH de um produto de tratamento, tem que estar entre 2,5 e 5,5. As progressivas tem pH 1,5. Esse pH extremamente baixo causa na pele queimaduras, desnaturalização do cabelo, desregularização da oleosidade do couro cabeludo, alergias, alopecia. 

Além de todos esses danos ao cabelo, ainda tem o pior, as progressivas, principalmente para os profissionais causam vários problemas a saúde, tornando suas vidas mais curtas. Será que isso compensa? 

Gostaria de deixar essas informações para você cliente e profissional da beleza. Espero que juntos possamos conscientizar e fazer com que todos entendam o grande erro que é essas progressivas. Obrigada pela atenção. Sucesso!

 


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.