Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Progressiva ácida ou com formol? Existem benefícios e malefícios?

Progressiva ácida ou com formol? Existem benefícios e malefícios?
Edilene de Medeiros
Apr. 2 - 5 min read
0240

Características químicas do formol

O formol, ou metanal, apresenta uma substância orgânica com um átomo de carbono ligado a um oxigênio e a dois hidrogênios, como podemos observar em sua estrutura abaixo:

Metanal- Fórmula estrutural do metanal

Na estrutura do metanal, temos um grupo carbonila (carbono que realiza uma dupla ligação com o oxigênio), logo, ele pertence à função aldeído. Como possui só um carbono, trata-se do menor aldeído existente.

O metanal apresenta alta inflamabilidade (queima com facilidade), além de ser capaz de reagir quimicamente com as mais diversas substâncias. Veja alguns exemplos de substâncias que reagem com o formol:

- Albumina (proteína encontrada, por exemplo, na clara do ovo);

- Caseína (proteína encontrada no leite);

- Óxidos (substâncias inorgânicas binárias cujo elemento mais eletronegativo é o oxigênio, desde que apresente NOX -2, como o CO2);

- Nitrometano (substância orgânica formada pela associação do grupo nitro (NO2) com um radical metil (CH3));

- Carbonato de manganês (MnCO3 - sal inorgânico utilizado na produção de cerâmicas);

- Peróxidos (substâncias inorgânicas binárias cujo elemento mais eletronegativo é o oxigênio, desde que apresente NOX -1, como o H2O2);

Características físicas do formol

Em temperatura ambiente, ele é um líquido claro;
Massa molar igual a 30 g/mol;
Seu ponto de fusão é de -92°;
Seu ponto de ebulição é de 96°;
Sua taxa de evaporação é similar à da água;
A solubilidade em água é infinita;
É solúvel em solventes orgânicos, como o etanol, propanona e éter;
Suas moléculas apresentam geometria trigonal plana;
Sua densidade é de 1,1 g/cm3;
Seu pH (concentração de íons H+) varia de 3 a 4 (é uma substância ácida).

Produção do formol 

O formol pode ser obtido a partir de alguns processos químicos, mas o método mais utilizado é a oxidação catalítica do metanol.

Metanol- Fórmula estrutural do metanol

No processo de oxidação do metanol, utiliza-se como catalisador um óxido metálico ou a prata. Além do catalisador, o metanol é submetido a uma mistura gasosa (composta por hidrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono), sendo convertido em metanal.

Formação do metanal

Temos muitos nomes diferentes que derivam do formol e muitas marcas são vendidas como se não tivesse formol.

Esses são os ácidos encontrados em produtos que em aquecimento se tornam o formol ou gás tóxico altamente cancerígeno em progressivas:

Metanal 
Formalina
Óxido Metileno
Methylene Glycol 
Oxymethylene
Methylaldehyde( metil aldeído)
Oxomethane
Aldeído Fórmico 
BFV
Fannoform
Formalih 
Fyde
Ivalon
Karsan
Lysoform 
Glutaral 
DMDM Hydanthoin( liberador de formol)
Oxyacetamina
Metylene Glycol
Glioxicilico.

O uso indevido do formol é proibido  por lei.

Tem também o mais recente que é o ácido lácteo. No caso esse lácteo não aparece nessa lista, mas sendo acido encontrado em escovas progressivas, selagens e Botox são nocivos a saúde em sua forma gasosa.

Cabe ao profissional estar sempre se atualizando para não se deixar enrolar. Vivemos em um tempo onde mais de 50% dos cabeleireiros sobrevivem de progressiva por não ter conhecimento o suficiente para fazer o que um ótimo profissional faz (colorir, cortar, pentear,etc...), baseado nesta estatística, as empresas de pequeno e baixo porte (incluído as de fundo de quintal) disseminam tudo quanto é tipo de ativos prometendo alisamentos saudável.

Não precisamos ser muito espertos para ver que empresas que tem nome e estão a muitos anos no mercado, não tem alisamento temporário para oferecer, alisamento químico saudável, somente a base de tioglicolato ou a base de hidróxidos, mas poucos são os profissionais que sabem fazer uso destes ativos justamente porque tem de estudar muito, fazer muitos testes e estar sempre se aperfeiçoando.

Quais os benefícios dos alisamentos temporários? Digamos que nenhum, apenas causam uma aparência de cabelos tratados devido o brilho e fios lisinhos devido a queima das cutículas durante o processo de chapinha (prancha), tornando os fios impermeáveis, dificultando assim a entrada de tratamentos, dificulta também a abertura de cor quando for fazer um loiro por exemplo, os fios com alinhamentos térmicos (sejam eles, progressiva, selagem, botox, enzimoplastia, plástica de fios, etc...) A tendência são fios amarelados e quebradiços.

Quer entender melhor o estrago causado nos fios quando aplicamos um alinhamento ácido e fazemos coloração ou descoloração? Pense no efeito sanfona, quando o corpo engorda e emagrece, engorda e emagrece, com o tempo o corpo cria inúmeras estrias, celulites, flacidez, deixando uma aparência que mulher nenhuma gosta e nem aceita, apenas convive descontente. Com o cabelo não é muito diferente, quando você aplica um produto ácido (progressiva) em um outro momento uma coloração (produto alcalino) você causa um impacto muito grande no fio elevando o pH do cabelo, deixando alcalino (com coloração ou descoloração), depois você baixa o pH do cabelo para ácido (aplicando progressiva na intenção de baixar ou reduzir o frizz) e segue fazendo isso por várias sessões, eriça cutículas (alcalino), sela cutícula (ácido), eriça cutícula (alcalino), sela cutícula (ácido). Isso vai criando atritos no fio, retirando melanina, queratina, aminoácidos, etc... E não repõe, somente sela os fios. Resultado: cabelos quebradiços, sem nutrientes, sem água, sem vida e sem crescimento no cumprimento (por causa do corte químico), você só perceberá crescimento de raiz.

Este é um assunto muito polêmico, mas sei da importância de divulgar esta informação, pois como colorimetrista que sou, tenho o dever e a responsabilidade de alertar outros profissionais e também os clientes.

Explicação do Alejandro Valente:

 

Edilene de Medeiros


Report publication
    0240

    Recomended for you