Uma das coisas que mais assusta as pessoas é o aparecimento dos cabelos brancos. Cedo ou tarde todos estão sujeitos a enfrentar esse fato.
Existem algumas teorias que explicam o motivo dos fios brancos, a mais aceita diz que ocorre uma morte celular programada dos melanócitos, células que produzem a melanina (pigmento que dá cor ao cabelo). Isso é determinado geneticamente de acordo com as pessoas e raças as quais elas pertencem.
Os cabelos brancos também chamados de canice, são resultados de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece em média por volta de 25 a 30 anos. É nessa faixa etária que os melanócitos começam a perder a capacidade de produzir melanina.
Talvez você já tenha observado muitos jovens e até crianças com fios brancos, só para se ter uma ideia, de acordo com estudos recentes a população mundial terá de 6 a 23% metade do cabelo branco até os 50 anos. Levando em conta o fator genético, quanto mais cedo os pais tiverem fios brancos, provavelmente, mais cedo os filhos também terão.
Outro fator determinante para o aparecimento dos fios brancos é o estresse prolongado, a liberação do hormônio cortisol no organismo e sua permanência pode levar a uma inflamação, resultado do estresse oxidativo e consequentemente morte dos melanócitos. Doenças auto imune e doenças do couro cabeludo como alopecia areata, etineia capitis (tinha da cabeça) podem provocar a canice precoce.
Colorir não provoca e nem piora o aumento de cabelos brancos. Entre uma coloração e outra o aparecimento de cabelos brancos será normal e será coberto somente enquanto durar a coloração. Quando para de colorir a impressão das pessoas é de que aumentou o número de fios brancos, porém, é somente impressão, pois estavam cobertos por coloração.
É necessário o cuidado na hora de utilizar shampoo, tratamentos, condicionadores com cores, pois os fios brancos absorve com mais facilidade as cores. Recomenda-se a utilização de produtos incolores específicos para cabelos despigmentados.
Maria da Silva Maçaneiro
Cabeleileira, colorimetrista e mentorada educadora. Na profissão desde os 20 anos, sou realizada na minha profissão.
Conheci o Alejandro em um curso e me interessei pelo seu trabalho e resolvi fazer o curso, sou grata por tudo que aprendi.