Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Porque o cabelo esquenta?

Porque o cabelo esquenta?
Lucas Marconato
May. 21 - 5 min read
0500

Gostaria de iniciar esse artigo levando você a imaginar junto comigo essa cena:

Resultado de imagem para pensandoUma cliente vai até seu salão e deseja fazer mechas. Você inicia um diagnostico no cabelo e faz algumas perguntas a cliente sobre o que ela vem usando em seu cabelo. Então você confia nas palavras da cliente e acaba descartando o teste de mechas, que levaria alguns minutos, decide ganhar tempo e logo inicia o trabalho de mechas.

Quando você já esta quase na metade da montagem das mechas, percebe que antes de fechar o papel as mechas estão ficando quentes e as mechas que foram feitas primeiro também estão quentes ao ponto de não conseguir segurá-las na mão, muitas outras estão pingando uma água amarelada, então você puxa o cabelo na parte do meio e pontas e ele se rompe, você leva a cliente para o lavatório e retira todas as outas mechas que estão envolvidas no papel alumínio e percebe que mais mechas estão quebrando. Aquilo que era uma preocupação passa a ser um desespero. 

Porque o cabelo esquentou e quebrou?

Primeiramente precisamos entender que uma coloração permanente e o pó descolorante possuem em sua fórmula o agente alcalino chamado de amônio, na coloração é chamado hidróxido de amônio e no pó descolorante é chamado de persulfato de amônio ou persulfato de potássio.

Quando no cabelo da cliente existe algum produto que não é compatível com os agentes da coloração ou do pó descolorante, acontece o aquecimento do fio do cabelo e isso causa a quebra.

Mais quais são esses produtos que são incompatíveis com os produto a base de amônio??? 

São os produtos que em sua formulação contem METAL (acetato de chumbo, nitrato de prata). Esses estão presentes em colorações que são misturadas com água H2O como: Natucor, Henna e outros produtos que são misturados com água. Shampoo para piolho e anti caspa também contém metais e deixam resíduos, levando o cabelo a esquentar, até mesmo algumas progressivas e cremes muitos ácidos podem levar o cabelo a esquentar. 

Então todas as vezes que o cabelo esquentar é porque essas duas químicas que são incompatíveis  estão se misturando e gerando o aquecimento do cabelo. 

Quando ocorre essa reação química o cabelo esquenta e libera água, essa água não é do produto que foi aplicado e sim do próprio cabelo que esta buscando um meio de acabar com o aquecimento que esta acontecendo, isso é uma defesa que o cabelo tem contra o aquecimento, liberar em sua camada hídrica seus lipídios para cessar seu aquecimento e interromper a reação química, essa é a ultima ação do cabelo antes que ocorra a quebra do fio.

Como evitar que esse problema aconteça?

Sempre é fundamental fazer o teste de mechas antes de qualquer procedimento químico. O teste de mechas é o que o profissional tem como o seu aliado, sua maior segurança e a certeza de que o procedimento será executado sem ter problemas como esses. No teste de mechas o cabelo vai dizer como ele vai reagir ao procedimento químico, se vai acontecer esse aquecimento ou a perda da elasticidade natural do cabelo, caso o cabelo seja reprovado no teste de mechas por não ter resistência ou por estar com alguns produto incompatível, o processo químico que seria feito deve ser abortado pelo profissional, orientando a cliente sobre o resultado desse teste de mechas e seguir com um tratamento profissional para reestruturar o cabelo para que futuramente possa realizar o procedimento químico.

Em alguns casos o cabelo pode estar com algum resíduo de algum metal que foi aplicado recentemente pela cliente em casa, como nos casos de shampoo para caspa ou shampoo para piolho, nesses casos o profissional pode optar por lavar o cabelo antes de realizar o teste de mechas, para retirar esses resíduos e após o cabelo estar limpo e seco o profissional poderá realizar novamente o teste de mechas para se certificar que não acontecerá a incompatibilidade entre as químicas. Então perceba que o teste de mechas é a melhor forma de nos prevenir contra possíveis  problemas que podem surgir com as clientes e com o salão. 

 

Obrigado por você separar seu tempo para a leitura de mais um artigo de estrema importância para nós profissionais 

Um forte abraços a todos!

Lucas Marconato - Colorimetrista 

Instagram - @lucasmarconatocolorimetrista  


Report publication
    0500

    Recomended for you