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Por que você precisa entender nomenclatura? Desafios e soluções!

Por que você precisa entender  nomenclatura? Desafios e soluções!

Essa semana fui comprar uma coloração para uma cliente que queria um ruivo fashion. Essas cores são bem intensas e lindas. Então aproveitei para levar um corretor que estava precisando. Eu procurava o corretor dourado (o 0/33), e peguei esse número, mas fui conferir o número com a cor e nessa marca o 0/33 não é dourado, mas sim verde! E a título de curiosidade fui ver o 0/22, e era azul, não violeta, mas em outra marca o 0/22 é verde. Mas peraí, verde? Sim. Na primeira empresa o verde é 0/33(Igora), em outra é 0/22 (Wella).

O que tudo isso me ensinou? Nomenclatura!!

A nomenclatura é o número que se dá a uma cor, ou seja, uma cor pode ser representada por um número. Em vez de falarmos louro escuro marrom dourado, falamos 6/73.

Mas a nomenclatura pode causar uma grande confusão, porque cada marca tem sua própria nomenclatura. Elas tem essa autonomia, cada uma quer dar nomes e números originais que as faça ser diferentes. Elas também podem, além de mudar os números, acrescentar letras, usar nomes em outros idiomas, usar ponto (.) ou barra (/). Vou dar alguns exemplos:

  • 7.1 - loiro médio acinzentado
  • 7/1 - loiro médio acinzentado
  • 7A - loiro médio acinzentado
  • Corretor Blue
  • Mix Green

Exemplo de nomenclatura de corretores:

Wella                                Igora

0/33 - dourado.            0/33 - verde

0/22 - verde.                  0/22 - azul

0/7 - marrom.                0/7 - cobre

Então baseado nesses corretores, podemos concluir que:

  • 7.3 - louro médio dourado (Wella)
  • 7.3- louro médio mate (Igora)
  • 7.7- louro médio marrom (Wella)
  • 7.7- louro médio cobre (Igora)

Esses foram apenas alguns exemplos entre duas marcas conhecidas, mas existem outras marcas com muitas outras diferenças. 

Por exemplo em algumas empresas o 6.13 significa louro escuro mate, ou verde (o reflexo /13 é a soma de azul + amarelo = verde). 

Nas fotos acima, vemos várias maneiras das marcas de representar seus corretores, encontre as diferenças e similaridades para ampliar seus conhecimentos. 

Se trabalhamos com várias marcas, teremos que estar atentos, porque sempre tem alguma variação. E também existem produtos novos que tem uma nomenclatura diferente, como por exemplo, tonalizantes especiais, específicos para mechas.

Como não cair numa saia justa? A melhor maneira é conhecer a marca com a qual você trabalha. Estude a cartela de cor dessa marca. Veja a referência nos corretores, algumas empresas são bem específicas e tem os corretores bem condizentes com a numeração da cartela, mas pode ser que aja nomenclaturas muito peculiares, como por exemplo corretor 7000 que na Alfaparf é azul. Mas o reflexo /7 nessa empresa é o mate.

Então antes de fazer sua mistura na cumbuca, confirme se essa é a cor que você deseja, pois num dia corrido de salão, confusões podem acontecer.

Outra ajuda é a própria Internet, entre no site ou perfil da empresa que você tem dúvida e faça seus questionamentos. As empresas querem que você saiba utilizar seus produtos. Você só vai consumir mais itens se conhecer a função deles. 

E como última dica, faça seus testes sempre que for utilizar uma marca nova, assim terá mais segurança em garantir os resultados desejados.

Você tem dúvidas sobre esse assunto, me chama no direct do Instagram @simonemelo_educadora.

Para mais detalhes click no link abaixo para uma Live falando sobre esse tema. 

https://www.instagram.com/tv/CgA7Q_bhkl4/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

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